FAZ O PIX

Pix: Quais aplicativos parcelam pagamento

Clientes podem escolher quais trazem mais benefícios com juros e parcelas; Conheça os apps que fazem a transação

Parcelamento por Pix não afeta o destinatário.Créditos: Divulgação
Escrito en ECONOMIA el

O modo de pagamento Pix Parcelado tem se popularizado entre consumidores que não têm ou não querem utilizar o valor total da compra no momento da transação via Pix. Os bancos, por sua vez, apresentam diferenças no número de parcelas cobradas, se há ou não juros e se é feito por meio do cartão de crédito ou não.

O pagamento via Pix executado pelo cliente pode ser parcelado pela instituição financeira, mas o recebedor embolsa o valor total da transação. Ou seja, o banco empresta dinheiro para o cliente efetuar o Pix e ele paga as parcelas do empréstimo diretamente ao banco, conforme as condições oferecidas.

É por isso que em muitos casos os bancos possam vir a cobrar juros nas parcelas. Conheça a seguir alguns aplicativos bancários que oferecem a possibilidade de pagamentos parcelados via Pix.

Os apps de parcelamento do Pix

  • Digio: a plataforma de serviços financeiros oferece a modalidade de pagamento Pix Parcelado com o limite do cartão de cédito e parcelamento em até 12 vezes com juros de 9,9% ao mês. Para efetuar a transação, basta acessar o aplicativo, escolher "Parcelar no DigioCartão", selecionar a quantidade de parcelas e aceitar os termos e condições.
  • Drip: a Drip diz que busca "mudar a forma como você compra" com um pagamento de até três vezes no Pix sem juros. No aplicativo, lojas disponibilizam produtos que podem ser comprados diretamente pelo app. No pagamento, basta selecionar a opção "Pix à vista", clicar na próxima alternativa "Parcelar com Drip" e confirmar a compra. Não é necessário ter cadastro ou cartão de crédito.
  • Mercado Pago: para parcelar o Pix, o pagamento é feito com o limite do cartão de crédito cadastrado no aplicativo. O passo a passo inicia com a seleção de "Transferir dinheiro". Depois, adicione o contato e o valor desejados e escolha o número de parcelas.
  • Nubank: assim como o Mercado Pago, o Nubank também utiliza o cartão de crédito. Para realizar a  transferência, acesse a área Pix, digite a chave Pix do recebedor e, em seguida, escolha como transferir. Na opção "Cartão de crédito", o consumidor pode selecionar o número de parcelas, mediante cobrança de juros e IOF nas operações.
  • PicPay: pelo aplicativo, o pagamento Pix Parcelado é vinculado ao cartão de crédito, mas não pode ser feito para outra conta ligada ao mesmo CPF. O cliente pode parcelar em até 12 vezes com juros de 5,99% ou valor mínimo de R$ 5 de acréscimo por parcela. Para pagar, acesse a opção "Pix", digite o número de parcelas e o valor total e confirme o pagamento.
  • RecargaPay: o RecargaPay permite pagamento por Pix em até 12 vezes com juros de 3,49% sobre o valor total da transferência, o menor entre as opções. É necessário um cartão de crédito cadastrado e limite liberado. No aplicativo, selecione "Pix com cartão em 12x", insira a chave do recebedor, o valor e o número de parcelas.
  • Santander: o banco permite o parcelamento em 24 vezes, com a primeira parcela paga em até 59 dias após a compra. O cliente precisa ser correntista do banco e contratar um crédito no valor da compra, com mínimo de R$ 100. Na seção "Pix", selecione "Dividir o Pix" e edite o número de parcelas e o dia de pagamento desejado.