De acordo com o levantamento do DataFórum desta terça-feira (20), observa-se que a extrema direita bolsonarista tem concentrado suas ações na disseminação de fake news sobre o governo Lula.
Dentre os temas alvo de desinformação pelos bolsonaristas, destaca-se a questão da taxação do Pix nas transações de Pessoas Jurídicas (PJ) pela atual administração federal. No entanto, é importante ressaltar que essa medida foi implementada durante a gestão do ex-presidente Bolsonaro.
Na comunidade progressista, o argumento de que os bons resultados econômicos do Brasil são atribuídos à "sorte de Lula" e não ao trabalho do governo federal. Esse tema tem sido motivo de zombaria nas redes sociais.
As menções no Twitter revelam que os progressistas, juntamente com a comunidade pop, representaram 45% das citações, enquanto a extrema direita obteve 46% das menções.
Foram analisados 236.482 tweets lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_
Extrema direita
A extrema direita novamente distorceu dados sobre a live do Lula para afirmar que foi um fracasso, e também circulou uma desinformação sobre a taxação de PIX para pessoas jurídicas pela CEF, taxa já cobrada por outros bancos e autorizada ainda no governo Bolsonaro.
Bolsonaro manifestou pesar pelo ataque em uma escola em Cambé, no Paraná, e fez propaganda positiva de seu governo, falando sobre redução de tributos para os rentistas.
Circulou um vídeo que teria sido proibido por Alexandre de Moraes, tentando descredibilizar o processo eleitoral, afirmando que houve fraude nas eleições.
Influenciadores compartilharam vídeos de manifestações pró-Bolsonaro para "comprovar" que Bolsonaro ganhou as eleições, o que era chamado de "datapovo" durante o processo eleitoral.
Progressistas
Lula manifestou solidariedade e pesar pelo ataque em uma escola no Paraná e divulgou sua viagem internacional e sua visita ao Papa, com quem conversará sobre o combate à fome. Repercutiu bastante a Conversa com o Presidente, a live do Presidente Lula.
Viralizou uma resposta ao editorial do Estadão, que afirma "Lula é um sujeito de sorte", listando hábitos negativos de Bolsonaro, que Lula não adota, além de outros tweets elencando qualidades de Lula e sua competência para governar.
"Bolsonaro preso" foi um dos assuntos em alta, com influenciadores sugerindo que o ex-presidente não conseguirá escapar de uma futura condenação.
Cultura pop
Nesta comunidade, o grande destaque foi Neymar, que teria traído sua esposa grávida, com influenciadores afirmando que é uma atitude esperada para um bolsonarista e sonegador de impostos.
Também houve cobranças bem-humoradas pela criação do Ministério do Namoro e Bolsonaro foi inserido de maneira negativa no contexto da cultura pop.
Janja também foi um destaque positivo neste grupo, com internautas manifestando apoio ao seu posicionamento político.