PETROBRÁS

Entenda por que você vai pagar mais caro na gasolina e no diesel

"Ataque especulativo" pode motivar aumento nos preços dos combustíveis nos próximos meses

Aumento do preço da gasolina deve se refletir nas bombas
Aumento do preço da gasolina deve se refletir nas bombasCréditos: Pixabay
Escrito en ECONOMIA el

Na terça-feira (15), a Petrobras divulgou um comunicado informando que os preços da gasolina e do diesel serão elevados para as empresas distribuidoras, a partir de quarta-feira, dia 16.

O valor por litro da gasolina experimentará um acréscimo de R$ 0,41, atingindo o patamar de R$ 2,93. Enquanto isso, o preço por litro do diesel aumentará em R$ 0,78, alcançando um novo total de R$ 3,80.

A gasolina teve um aumento de aproximadamente 16,3%, enquanto o diesel registrou um crescimento de cerca de 25,8%. O aumento é o maior desde o início do governo Lula e a implementação de uma nova diretoria na Petro.

O  aumento não é definitivo, e pode ser afetado por diversos fatores. Segundo a empresa, "o valor efetivamente cobrado ao consumidor final no posto é afetado também por outros fatores como impostos, mistura de biocombustíveis e margens de lucro da distribuição e da revenda".

O crescimento no preço dos combustíveis não deve ser o único nos próximos meses. Segundo um comunicado de Deyvid Bacelar, coordenador-geral da Frente Única dos Petroleiros (FUP), que reúne sindicatos de trabalhadores da Petrobras, a empresa está sofrendo um "ataque especulativo".

Por que você vai pagar mais caro na gasolina?

Basicamente, ele afirma que as distribuidoras de petróleo - privatizadas - devem reduzir seus estoques de petróleo para aumentar o valor do produto.

As refinarias privadas também tem pressionado a Petrobras e reclamado do preço baixo que a empresa tem colocado. Segundo Bacelar, o aumento do preço é uma tentativa de forçar a Petrobras a aumentar os valores com base nos preços internacionais.

“O que pode estar acontecendo são entraves na distribuição e revenda. É possível que revendedores estejam fazendo estoques, apostando que a Petrobrás vá subir o preço. Mas não há qualquer indicação de uma queda nas importações que justifique o desabastecimento”, explica.

As importadoras de combustíveis se tornaram muito prolíficas durante o período da Política de Preço Paritário Internacional (PPI), quando podiam vender petróleo ao mesmo preço que a Petrobras.

Depois que a empresa pública decidiu dar o seu próprio valor sobre os combustíveis, o setor privado tem tentado pressionar a Petro para que seu negócio siga sendo lucrativo - mesmo que às custas do povo brasileiro.

Entenda: FUP detecta "ataque especulativo" para que falte óleo diesel nos postos de gasolina

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