A Receita Federal abre consulta ao terceiro lote da restituição do Imposto de Renda nesta segunda-feira (24). A partir das 10h, os 5,6 milhões de contribuintes contemplados poderão consultar a situação da sua restituição. O pagamento será realizado na próxima segunda-feira (31).
O primeiro lote teve consulta em 24 de maio e pagamento em 31 de maio. Já o segundo abriu consulta no dia 24 de junho e pagamento no dia 30 do mesmo mês. O terceiro lote, aberto para consulta nesta segunda, terá valor total de R$ 7,5 bilhões.
Te podría interesar
Como consultar?
Para consultar, basta acessar o site da Receita Federal a partir das 10h, clicar no canal "Meu Imposto de Renda". Após fazer o login, o contribuinte deve clicar na seção "Consultar a Restituição". As informações detalhadas podem ser vistas após inserir o CPF, data de nascimento e ano de exercício (2023).
O atendimento é imediato e pode ser realizado pelo site ou aplicativo da Receita Federal, disponível nos sistemas de operação Apple e Android.
Te podría interesar
O pagamento da restituição em terceiro lote deve ser feito até o dia 31 de julho pela Receita Federal na conta informada no momento da declaração. Caso o valor não seja restituído, o contribuinte pode reagendar o crédito pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento BB por meio dos seguintes telefones:
- 4004-0001 (capitais);
- 0800-729-0001 (demais localidades);
- 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Ao fazer a consulta, o contribuinte também pode descobrir se receberá no terceiro lote, no quarto (consulta em 24/08 e pagamento em 31/08) ou quinto (consulta em 24/09 e pagamento em 29/09).
Segundo a Receita Federal, entraram no terceiro lote: contribuintes a partir dos 60 anos; com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; com maior fonte de renda sendo o magistério; que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber via Pix; não prioritários que entregaram a declaração até 23 de março.
No site, o contribuinte também pode conferir os detalhes completos da situação de sua declaração e consultar pendências. Para isso, basta acessar o extrato de processamento.