COMBUSTÍVEL

Passagem de avião mais barata? Ministro vai pressionar empresas para reduzir preços

Alexandre Silveira quer ver preços mais baixos para consumidor final após redução da Petrobras

Escrito en ECONOMIA el

A Petrobras anunciou na última semana a redução do preço do QAV (querosene de aviação), o que deve impactar os preços das passagens aéreas no Brasil.

Agora, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG) anunciou que irá pressionar as companhias aéreas para que os preços das passagens realmente caiam após a decisão da empresa estatal.

“Nós vamos cobrar também de forma muito vigorosa das empresas aéreas que isso chegue na ponta”, disse Silveira em visita à cidade de Campina Grande, na Paraíba.

O ministro afirmou que a redução não pode servir apenas para as empresas aéreas, mas tem que ter benefícios para a população brasileira.

Silveira também anunciou que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) serão responsáveis pela verificação de preços abusivos não estão sendo cobrados pelas empresas aéreas após a redução.

“Não basta um esforço nosso na diminuição dos preços dos combustíveis se essas diminuições forem capturadas na cadeia, ela tem que chegar na ponta, tem que chegar na bomba, tem que chegar na passagem aérea”, completou o chefe da pasta.

A decisão da empresa de energia, anunciada na quinta-feira (1), fez com que os preços do QAV-1, o combustível utilizado pela aviação civil, caíssem 12%.

A redução no valor do combustível fez com que as ações de Gol e Latam, principais companhias aéreas brasileiras, subissem 5% na Bolsa de Valores na própria quinta-feira.