FUTUROLOGIA

VÍDEO: "Previsão" de Paulo Guedes sobre início do governo Lula vira piada nas redes

Internautas resgataram entrevista com o ex-ministro da Economia do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, na qual ele faz "previsões" sobre a nova gestão federal liderada pelo PT

VÍDEO: "Previsão" de Paulo Guedes sobre o início do governo Lula vira piada nas redes.Créditos: Reprodução/GloboNews
Escrito en ECONOMIA el

O ex-ministro da Economia do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Paulo Guedes, tornou-se um dos principais assuntos no Twitter nesta manhã de sábado. O motivo? Internautas resgataram uma entrevista na qual Guedes faz algumas "previsões" sobre os seis primeiros meses do governo Lula (PT).

Questionado se o Brasil poderia se tornar uma Venezuela, Paulo Guedes é categórico ao afirmar que sim. "Seguramente. Para se tornar a Argentina, seis meses. Para se tornar a Venezuela, um ano e meio", afirma o economista que, durante a gestão de Bolsonaro, chegou a ser chamado de "superministro".

No vídeo que circula pela internet, após a previsão catastrófica de Guedes, surgem notícias sobre a alta de 1,9% do PIB, acima do esperado pelo mercado. 

PIB de 1º trimestre de Lula surpreende mercado e dá mais força a governo

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 1,9% no primeiro trimestre de 2023 em relação ao trimestre anterior. Frente ao mesmo trimestre de 2022 (governo Bolsonaro), o PIB cresceu 4%.

Além disso, no acumulado dos quatro trimestres terminados em março de 2023, o PIB registrou alta de 3,3% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (1) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O PIB, que é a soma dos bens e serviços finais produzidos pelo Brasil, chegou a R$ 2,6 trilhões em valores correntes. O positivo resultado do PIB foi puxado, principalmente, pelo setor da agropecuária, que cresceu 21,6%, maior alta desde o quarto trimestre de 1996.  Além da agropecuária, também registram alta as indústrias extrativas (,23%) e Eletricidade e gás (1,7%).

O primeiro trimestre também registrou 17,7% de taxa de investimento e a taxa de poupança foi de 18,1%.

Acima das expectativas do mercado, o crescimento do PIB foi comemorado pelo governo Lula que o classificou de "Pibão".