O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) anunciou no fim da tarde desta quarta-feira (13) um novo corte na taxa básica de juros, a Selic, o quarto seguido após o viés de baixa iniciado do meio do ano para cá. O indicador, que estavam e 12,25% foi para 11,75%, o menor patamar desde março de 2022, período em que uma sequência de altas levou a Selic até 13,75%.
“Em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”, diz o trecho do comunicado emitido pelo Copom sobre a redução na taxa.
A Selic é o parâmetro básico dos juros praticados no Brasil e influencia outras taxas praticadas, sejam em empréstimos, financiamentos ou aplicações financeiras. As reuniões do Copom para revisar a taxa acontecem a cada 45 dias e não têm, necessariamente, a obrigação de aumentá-la ou reduzi-la. A próxima reunião do Copom, que provavelmente cortará mais 0,5% está prevista para os dias 30 e 31 de janeiro.