O Banco Central lançou uma plataforma onde os interessados poderão consultar, a partir do dia 14 de fevereiro, se possuem dinheiro esquecido em bancos ou instituições financeiras para saque. O site é https://valoresareceber.bcb.gov.br - as consultas serão feitas somente através deste endereço.
Segundo o BC, a estimativa é que haja R$ 8 bilhões esquecidos nos bancos. Caso o usuário tenha valores a receber, no momento da consulta, será informada a data para solicitar a transferência, que começa a partir do dia 7 de março.
Como fazer a consulta e resgatar o dinheiro?
- Use seu CPF ou CNPJ para consultar se você tem valores a receber;
- Caso positivo, guarde bem a data que o sistema vai lhe informar;
- Se você ainda não tiver login Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store). Você vai precisar de um cadastro Gov.br nível prata ou ouro para solicitar os recursos. Não será possível acessar o sistema com login Registrato;
- Volte aqui (valoresareceber.bcb.gov.br) na data informada e use seu login Gov.br para acessar o sistema, saber qual o valor disponível e solicitar sua transferência;
- Se você perder sua data de resgate, venha aqui (valoresareceber.bcb.gov.br) em outro dia e o sistema vai informar uma nova data para retorno.
Mesmo que a pessoa não consiga retirar o dinheiro, ele continuará guardado pela instituição financeira, esperando até que a devolução seja solicitada.
O Banco Central emitiu, ainda, algumas recomendações para que os usuários não caiam em golpes. A instituição financeira reitera, por exemplo, que não envia links nem entra em contato com a pessoa para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais.
"Ninguém está autorizado a entrar em contato com você em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber. Portanto, nunca clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram. Não faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. É golpe", orienta o BC.
O beneficiário que tiver valores a receber poderá pedir o resgaste com uma chave Pix. Se ela não for disponibilizada, a instituição financeira escolhida entrará em contato para realizar a transferência.