Se depender da máxima "é a economia, estúpido" - dita pelo marqueteiro James Carville, que assessorou Bill Clinto na vitória contra Bush pai em 1992 -, Jair Bolsonaro (PL) ainda tem um longo caminho a percorrer até a disputa eleitoral em outubro, mesmo com crescimento na pesquisa CNT/MDA divulgada nesta segunda-feira (21).
Leia também:
Pesquisa CNT-MDA: Bolsonaro cresce, Lula se mantém e Ciro passa Moro
Detalhamento do estudo mostra que para 60% dos brasileiros, a economia conduzida por Paulo Guedes no atual governo está pior quando comparada a governos anteriores - 17,9% consideram melhor e 19,8% dizem que está semelhante.
No geral, o governo Bolsonaro está pior que os anteriores para 45,4% dos entrevistados - 31% acham que está melhor e 21,9% que segue da mesma forma.
Quando o assunto é combate à corrupção, 38,6% acham que está pior, enquanto 38,9% dizem que está a mesma coisa de governos anteriores - para 20,8% Bolsonaro combate melhor a corrupção.
Saúde é a área que mais precisa de melhora
Em meio à pandemia, 75,7% da população acredita que a saúde é a área que mais precisa de melhorias, seguida da educação (50%), emprego (32,1%) e segurança (15,5%) - cada entrevistado pode citar até duas áreas.
A pesquisa CNT/MDA foi realizada entre os dias 16 e 19 de fevereiro, em 137 municípios de 25 unidades da federação. Foram realizadas 2.002 entrevistas e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
Leia a pesquisa na íntegra