RACISMO

Luana de Paula Otoni: quem é a advogada presa por agressão racista em aeroporto de BH

"A Alma não tem cor ou forma", disse em palestra na Puc-MG a advogada, que foi destituída da presidência da Comissão de Direito da Moda da OAB-MG e atua como uma espécie de "coach" para mulheres empreendedoras

A advogada Luana Otoni de Paula, presa por racismo.Créditos: Instagram / OAB-MG
Escrito en DIREITOS el

Presa após agredir e desferir ataques racistas a um funcionário negro no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, a advogada Luana Otoni de Paula foi destituída nessa segunda-feira (25) da presidência da Comissão de Direito da Moda da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais (OAB-MG).

Alerta: a reportagem a seguir contém relatos de suposta violência racial e pode impactar algumas pessoas. A Fórum reproduz por se tratar de interesse jornalístico.

Luana foi presa em flagrante na noite de domingo (23) após agredir um funcionário da companhia aérea Azul, no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins.

Câmeras de segurança flagraram a advogada dando tapas no rosto e no corpo do homem, que apenas tenta se desviar.

Embriagada, ela começou a desferir xingamentos racistas contra o trabalhador: "macaco, preto, cretino e babaca" - veja o vídeo

Ela foi levada para o Presídio de Vespasiano nesta segunda-feira (24), segundo informações da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

De acordo com a Polícia Militar de Minas Gerais (PM-MG), a mulher foi impedida de embarcar em um voo por apresentar sinais de embriaguez e ficou revoltada com a situação, proferindo insultos racistas ao supervisor de voo da Companhia Aérea Azul.

Advogada e coach

Sócia da De Paulo e Grapiuna Sociedade de Advogados, com sede em Belo Horizonte, Luana Otoni de Paula atua na área de Direito sobre a moda e também como uma espécie de Coach de mulheres empreendedoras.

"A Alma não tem cor ou forma. Ter uma presença vai muito além das roupas que você usa e da sua beleza física. Todos nós temos o poder de mudar percepções, inspirar e empoderar; temos o poder de mostrar às pessoas como abraçar suas falhas e ver a verdadeira beleza que há dentro de cada um de nós", escreveu ela em publicação sobre palestra no Curso de Direito da Puc-MG em abril desse ano, onde falou sobre "Fashion Law e os Diversos Ramos do Direito: entenda essa conexão".

Sócia da Vivence Eventos e Marketing de Experiencia Ltda, Luana promove "encontros corporativos, mentorias, palestras e treinamentos", no que classficia como "ede de networking e conexões para mulheres de negócios".

No Instagram, a página tem quase 5 mil seguidores e teve o perfil fechado.