INCLUSÃO

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência: conheça os tipos de acessibilidade social

Conheça os 6 tipos de acessibilidade necessárias para que a sociedade se torne mais inclusiva

Acessibilidade..A implementação de leis e políticas públicas em favor de pessoas com deficiência também é um tipo de acessibilidadeCréditos: Pixabay
Escrito en DIREITOS el

O Dia Nacional das Pessoas com Deficiência é comemorado em dia 21 de setembro. A data é importante para desestigmatizar o preconceito e o capacitismo que cerca os indivíduos que lidam com tais condições, pois, muitas vezes, precisam validar incansavelmente suas aptidões.

A primeira coisa para se destacar é a nomenclatura associada a essas pessoas. Historicamente, substantivos problemáticos foram empregados e só foram questionados na contemporaneidade, quando a sociedade começou a ter interesse em implementar a inclusão

Embora muitas pessoas tenham dúvidas, o termos mais correto a se referir é "pessoa com deficiência", pois entende-se que, antes de possuir a condição, se trata de um sujeito, muito maior e mais complexo do que a deficiência que ele porta.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2022, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), demonstrou que o Brasil possui 18,6 milhões de pessoas com deficiência na população, sendo cerca de 8,9% de todos os brasileiros.

A acessibilidade, palavra que traduz o direito de participação social de PCDs, ainda não atingiu todas as áreas que, para pessoas que não possuem nenhuma deficiência, são comuns e rotineiras, como subir uma escada ou caminhar numa calçada. 

Por isso, a criação da Lei n° 11.333/2005 se faz importante. A criação do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, influenciada pelo Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes (MDPD), é uma forma de aplicar a acessibilidade programática, que se refere à inclusão de pessoas com deficiência na legislação e nas políticas públicas do país, estados e municípios. 

Além da programática, existem mais 5 tipos de acessibilidade:

Acessibilidade Metodológica

Se trata da diversificação dos métodos de ensino por parte da equipe pedagógica, para que esses atinjam de maneira mais homogênea os alunos que são PDCs e conscientize o restante dos estudantes sobre a importância do acolhimento social e da formação de pessoas que busquem inclusão.

Acessibilidade Instrumental 

Nesse tipo de acessibilidade, concentram-se ferramentas e objetos que permitam às pessoas com deficiência realizarem tarefas que auxiliam em seu cotidiano. São consideradas parte dessa inclusão desde aparelhos auditivos, até softwares que mediam a leitura em braile de pessoas cegas, entre outros aparatos.

Acessibilidade nas Comunicações

A comunicação é responsável pela expressão pessoal e está vinculada a todas as áreas da vida. Não conseguir se comunicar adequadamente cria barreiras emocionais, psicológicas, físicas e mentais. Portanto, não é necessário apenas oferecer o aprendizado de braille e Libras, por exemplo, mas também capacitar o restante da população brasileira para que ela saiba se adequar às necessidades de pessoas com deficiência. 

Acessibilidade Natural 

Nessa área da acessibilidade, fatores que derivam da natureza, como a dificuldade de pessoas que andam de cadeira de rodas em irem à praia com o equipamento, devido a areia, são debatidos e solucionados. 

Acessibilidade Arquitetônica

Como o próprio nome já diz, a acessibilidade arquitetônica se trata da elaboração de projetos arquitetônicos e espaços que se adequem às necessidades PDCs. Ela deve ser considerada não apenas em residências particulares, como em qualquer espaço, seja ele público ou privado. Como exemplos, estão os pisos que ajudam a orientar pessoas cegas ou as rampas que auxiliam cadeirantes a subir numa calçada.