DENÚNCIA

Globo responde na Justiça por ter sido conivente com casos de racismo durante novela

Ação pública envolve a emissora e o ex-diretor artístico Vinicius Coimbra; MPT-RJ colheu depoimentos e obteve documentos que comprovam o fato

Cena de Nos Tempos do Imperador.Créditos: Divulgação/TV Globo
Escrito en DIREITOS el

A Globo terá de responder ação civil pública pelo fato de ter sido conivente com casos de racismo durante a realização da novela “Nos Tempos do Imperador” (2021), de acordo com o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ), que conseguiu comprovar o fato por meio de investigação.

O MPT-RJ colheu mais de dez depoimentos de profissionais que atuaram na novrela e obteve inúmeros documentos no inquérito que está em fase final de apuração e análise de provas.

As informações sobre pontos já concluídos da investigação foram obtidas, com exclusividade pelo Notícias da TV, no UOL.

A ação é contra a Globo e o ex-diretor artístico da novela, Vinicius Coimbra, acusado diretamente por discriminar atores negros. Ele foi demitido no início de 2022, somente depois que o caso se tornou público.

O MPT-RJ investiga os crimes de racismo e injúria racial, cometidos, especialmente, contra as atrizes Roberta Rodrigues, Cinnara Leal e Dani Ornellas. Uma colega de elenco das atrizes (que teve o nome preservado) confirmou que o elenco negro era tratado de forma diferente.

A testemunha menciona uma nota distribuída nos camarins, pelo qual Roberta e Cinnara foram avisadas de que deveriam se arrumar em um local separado das protagonistas Letícia Sabatella, Mariana Ximenes e Gabriela Medvedovski. Elas também teriam sido orientadas a não se dirigirem a atrizes do “núcleo branco” para não prejudicar o cronograma de gravações.

Em outro trecho do depoimento, a colega das atrizes ratifica que elas e atores negros foram obrigados a gravar em maio e junho de 2021, período no qual o Brasil vivia o pico da pandemia de Covid-19. Uma atriz reclamou para a direção, mas foi repreendida e não tocou mais no assunto.

Testemunha diz que houve várias denúncias feitas pelo elenco, mas sem retorno

A pessoa que fez o relato diz, ainda, que a Globo só tomou alguma atitude depois que o caso vazou para a imprensa. Segundo ela, vários nomes do elenco denunciaram ao compliance da emissora sobre o comportamento de Vinicius Coimbra. Entretanto, não receberam respostas da direção.

A emissora alega que não fala sobre assuntos de compliance, mas que está colaborando com as investigações. “A Globo não comenta questões relacionadas a compliance e aproveita para reiterar seu repúdio a qualquer forma de discriminação, esclarecendo que está sempre à disposição para contribuir com as apurações das autoridades”.