A maneira racista como o ex-piloto Nelson Piquet se referiu ao heptacampeão de Fórmula 1, Lewis Hamilton, em entrevista de 2021, resgatada no último domingo (26), virou notícia em todo o mundo e suscitou inúmeras discussões.
Bolsonaristas foram às redes afirmar que o termo “neguinho” não é racista e é muito usual como forma carinhosa de tratamento.
Te podría interesar
Apesar de concordar em parte com as hordas bolsonaristas, Wilson Gomes, doutor em filosofia e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), conseguiu colocar em bom termo a definição. Para ele, “neguinho” não é, de fato, um termo racista, mas sim “o emprego que lhe deu Nelson Piquet”.
O professor ainda explica que “semântica é uma coisa, pragmática é outra. Jornalistas têm Semiótica no currículo, então deveriam ter aprendido isso. Obrigado pela distinção”.
Te podría interesar
Em uma definição mais detalhada, a Semântica lida com o sentido no nível explícito. Para a Pragmática, também concorrem as intenções do falante, que diz além do que diz. Assim, a Pragmática lida com o sentido no nível implícito.
Relembre a entrevista
Basta ouvir a entrevista para perceber que a intenção de Nelson Piquet ficou muito além da semântica. Relembre abaixo: