Escrito en
DIREITOS
el
Em 2013, estudantes travestis e transexuais passaram por constrangimentos para realizar a prova
Por Redação
As pessoas transexuais e travestis conseguiram mais uma conquista em 2014. Os estudantes que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão usar seus nomes sociais em todo o processo. A lista de presença, cartão de inscrição, prova e lista de resultado constarão com o nome escolhido caso o candidato faça a solicitação.
As inscrições para o exame vão do dia 12 ao dia 23 de maio, mas a prova só será realizada nos dias 8 e 9 de novembro. Para solicitar que o nome social seja utilizado, o candidato deve ligar para o número 0800-616161.
Em 2013, vários estudantes trans relataram constrangimentos na hora de realizar a prova, o que prejudica o rendimento. Um dos candidatos chegou a ser interrompido três vezes para passar por averiguação de dados.
Outra conquista das pessoas travestis e transexuais neste ano foi a mudança do tema da Parada do Orgulho LGBT. Após pressionar a Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT), a frase que pautou o evento foi: “País Vencedor é País Sem Homolesbotransfobia: Chega de Mortes! Criminalização Já!”.
(Foto de capa: Marcello Casal/Agência Brasil)
Comunicar erro
Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar