DEBATES

Em visita a Buenos Aires, uma imersão em propostas de ação social - Por Everton Gomes

Na capital da Argentina pude testemunhar políticas públicas voltadas para a geração de empregos, a assistência social e a promoção de oportunidades para os jovens

Por
Escrito en DEBATES el

Tive a oportunidade, nesse feriado de Corpus Christi, de visitar a querida Argentina e sua capital, Buenos Aires, ocasião em que pude testemunhar políticas públicas voltadas para a geração de empregos, a assistência social e a promoção de oportunidades para os jovens, três temas em que milito há muitos anos como cientista político e dirigente partidário. Particularmente, venho atuando desde o início do ano, quando assumi o posto de secretário municipal de Trabalho e Renda do Rio, em prol da pauta dos empregos verdes. Em fevereiro, no México, me encontrei com a deputada Tânia Larions, e ali idealizamos metas para a promoção da agenda da sustentabilidade no mundo do trabalho ao longo desse ano, e também a longo prazo.

Entre os encontros que realizei em minha agenda pela capital portenha, destaco a reunião com o ex-presidente argentino Eduardo Duhalde (2002-2003). Almoçamos juntos, dando continuidade à minha articulação internacional para o Rio de Janeiro se transformar na capital dos empregos verdes. Como dois sindicalistas, temos uma agenda em comum, a defesa dos excluídos. O ex-presidente Duhalde elogiou nossa iniciativa na Secretaria Municipal de Trabalho e Renda do Rio de levar o Programa Trabalha Rio às Cozinhas Comunitárias para aumentarmos as chances de empregabilidade dos excluídos e também o Prato Feito Carioca ter servido mais de 1 milhão de refeições a trabalhadores informais em apenas um ano.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

Também tive a grande oportunidade de acompanhar de perto o papel da subsecretaria de Trabalho, Indústria e Comércio de Buenos Aires, capitaneada por Sergio Scappini. Nesse segundo encontro, apresentei o Trabalha Rio, projeto itinerante que oferece cadastro para vagas em empregos por todo o Rio. Da parte de Scappini, a apresentação do programa que Buenos Aires adotou para a promoção do primeiro emprego para os jovens. Lá, as empresas que admitem jovens em primeiro emprego têm parcela do salário paga pelo Estado, com estabilidade de um ano para o jovem como funcionário da empresa.

Fazer política com qualidade é pensar nos direitos universais, como saúde, educação e segurança, sem descuidar do compromisso com os mais vulneráveis e com a preservação da natureza. Discordo daqueles que afirmam que é preciso comprar um “combo de ideias” em tempos de polarização. Sou trabalhista, tenho compromisso programático, mas me mantenho atento às transformações do mundo atual. O olhar para o bem-estar social com os olhos voltados para o futuro, para a inclusão de jovens em um mundo ambientalmente mais saudável, me encanta. É preciso valorizar iniciativas bem-sucedidas de nossos irmãos na América do Sul, sem deixar de compreendê-las à luz da realidade brasileira. Volto da passagem pela Argentina ainda mais compromissado com a ação social.

* Everton Gomes é Cientista Político e Secretário Municipal de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro

**Este artigo não reflete, necessariamente, a opinião da Revista Fórum.