DIÁLOGO E ESCUTA

Ministério das Cidades vai até as periferias para construir políticas públicas

Lançamento da "Caravana das Periferias"em Belém reuniu lideranças comunitárias e produtores de cultura

Escrito en BRASIL el

O governo federal, por meio do Ministério das Cidades, criou a “Caravana das Periferias”. A ação foi lançada em Belém, no dia 12 de maio, na Usina da Paz no Guamá. A Caravana percorrerá 12 capitais do país, sendo que já esteve em seis delas. Além de Belém, onde aconteceu o lançamento, ocorrerão eventos com grande público no Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.

O objetivo principal do programa é ouvir a periferia e mostrar como esses territórios são produtivos e potentes. Será criado um plano nacional para as áreas periféricas do país a partir de propostas trazidas pelas próprias comunidades.  

No lançamento em Belém, foi apresentado todo o formato do programa. A Caravana das Periferias possui seis eixos: inovação e economia; meio ambiente; educação; moradia; cultura; e comunicação.

Lideranças comunitárias e produtores de cultura participaram do lançamento em Belém e destacaram pontos que foram debatidos nos territórios em relação a esses eixos e apresentaram documentos com propostas para cada um deles. Foi um momento de diálogo e escuta entre lideranças e as autoridades. 

De acordo com o Ministério das Cidades, “a ação tem por objetivo conhecer e reconhecer os agentes territoriais, realizar diagnóstico dos temas, projetos, iniciativas que estão mais potentes nas periferias e integrar essas iniciativas às políticas públicas intersetoriais”.

Confira no vídeo um resumo do lançamento:

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar