O levantamento DataFórum desta sexta-feira (23) revela que o destaque nas redes sociais foi o discurso do presidente Lula (PT) para milhares de pessoas no Festival Power Our Planet, na França.
O presidente Lula foi convidado pelo vocalista da banda Coldplay, Chris Martin. Com um discurso contundente, o presidente brasileiro afirmou que as nações ricas têm "uma dívida histórica" e devem financiar a preservação das florestas.
Por outro lado, a extrema direita está promovendo uma campanha nas redes sociais com pouco brilho e muitas lamentações, buscando retratar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como vítima de perseguição jurídica diante da possibilidade de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) torná-lo inelegível por abuso de poder.
No Twitter, os progressistas, juntamente com a comunidade pop, receberam 49% das menções, enquanto a extrema direita ficou com 43% das citações.
Foram analisados 398.561 tweets a partir das tags lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_
Progressistas
A viagem de Lula à Europa foi um dos assuntos mais relevantes da comunidade, com destaque para a defesa de Assange feita por Lula, seu discurso no Festival Power Our Planet e a declaração contra a política de juros altos mantida pelo Banco Central.
Outros influenciadores também tiveram bom engajamento ao divulgar um vídeo sobre a fala de Lula no festival, e o perfil oficial de Lula divulgou seu encontro com Dilma Rousseff.
Bolsonaro foi duramente criticado por Janones, que pediu sua condenação pelo TSE, e por Flávio Dino, que rebateu as falas do ex-presidente, que mentiu sobre ligações da esquerda com a criminalidade.
Extrema direita
Bolsonaro divulgou sua viagem ao Rio Grande do Sul, e influenciadores bolsonaristas circularam imagens da viagem para "comprovar" a popularidade do ex-mandatário.
Bolsonaristas manifestaram indignação com o julgamento do ex-presidente pelo TSE, tentando desvencilhar Bolsonaro das atitudes golpistas e de ataque à democracia.
Teve repercussão também a atuação do governo norte-americano para evitar um golpe de estado no Brasil.
Cultura pop / pró-Lula
O destaque nesta comunidade foi o discurso de Lula no Festival Power Our Planet, e houve outras postagens associando Lula ao contexto da cultura pop, em especial com Taylor Swift.
Foi comemorada a possível inelegibilidade de Bolsonaro, e Neymar foi criticado por suas atitudes polêmicas, incluindo seu apoio a Bolsonaro.
Ludmila foi elogiada por sua coragem de apoiar Lula em pleno Rock in Rio, em uma performance memorável.
Liberais
O clã Bolsonaro foi criticado neste grupo, por ter "abandonado" o combate à corrupção e agora só se preocupar com sua própria blindagem contra a justiça.
Também foram responsabilizados pela volta de Lula à Presidência da República. O Senado foi criticado por aprovar a indicação de Zanin para o STF, e Lula por sua postura perante a guerra na Ucrânia.