REPERCUSSÃO

DataFórum: suspensão do Novo Ensino Médio pelo governo Lula repercute nos trends do Twitter

Vídeo vazado com uma conversa entre Guilherme Boulos e Datena é utilizado de maneira distorcida pela extrema direita

DataFórum: suspensão do Novo Ensino Médio pelo governo Lula repercute nos trends do Twitter.Créditos: UNE
Escrito en DATAFÓRUM el

Levantamento DataFórum desta terça-feira (4) mostra que a anunciada suspensão do Novo Ensino Médio (NEM) pelo governo Lula teve ampla repercussão nas redes e foi parar nos trends do Twitter. 

Desde o começo do governo Lula que a comunidade de estudantes e educadores pressionam a nova gestão federal pela revogação do NEM. Entre as críticas, estão apontamentos feitos por gestores da educação de que o projeto aprofunda desigualdades entre os estudantes e, ao contrário do que diz a propaganda, não se trata de um plano educacional que integra a formação básica com a profissional, pelo contrário, priva os alunos de uma boa formação crítica. 

 

 


A Revista Fórum está concorrendo o prêmio Top10 do Brasil do iBest. Clique e vote

 

O vídeo vazado com uma conversa entre o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e o jornalista Datena foi utilizado de maneira distorcida pela comunidade da extrema direita. Para os bolsonaristas, trata-se de uma crise entre o PSOL e o PT, o que prontamente desmentido por lideranças das duas legendas. 

A extrema direita obteve 43% das menções no Twitter. A comunidade progressista, junto com a pop, teve 40% das citações. 

Foram analisados 337.450 tweets a partir das tags lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, lula, bolsonaro, @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_

 

 

Extrema direita 

 

O vídeo de Datena conversando com Boulos foi um dos destaques entre os bolsonaristas, que interpretaram o vídeo como um desacordo entre Boulos e o PT. 

Bolsonaro novamente promoveu seu governo, e houve críticas à política econômica do governo Lula, retratada como irresponsável devido ao excesso de gastos. 

Fake news foram disseminadas em forma de humor, e novamente repercutiu a teoria delirante de que Lula é responsável pela tentativa de golpe em 08/01, com publicações exigindo a instalação de uma CPI para confirmar a teoria.

 Conflitos na cracolândia foram atribuídos ao Governo Federal, e Lula foi acusado de ter recebido joias dos Emirados Árabes, divulgado em imagem que também contém fake news sobre a herança de Marisa Letícia.

 

 

Progressistas 

 

Houve críticas ao governo Bolsonaro por não ter respeitado o teto de gastos, mas o principal destaque continua sendo a tentativa da PRF de dificultar a votação de eleitores de Lula no Nordeste, e a suspensão da reforma do ensino médio foi festejada, com elogios a Lula pela decisão. 

Foram desmentidas informações falsas que atribuem a Lula a culpa pelo menor consumo de carne, sendo que os dados são referentes a 2022. 

 

Também houve boa repercussão do dado do Datafolha, que 80% das pessoas consideram correta a pressão de Lula para baixar os juros.

 

 

Cultura pop 

 

A suspensão do Novo Ensino Médio foi um destaque nesta comunidade, mas também repercutiu a suspensão do jogador de vôlei Wallace, por ter estimulado a violência contra o Presidente Lula. 

Houve também repercussão da atuação da PRF nas eleições e críticas aos militares, por terem utilizado verbas destinadas ao combate à Covid com picanha e salgadinhos.

 

 

Críticas ao governo Lula 

 

Esta comunidade é formada por perfis que criticam o governo Lula, alguns de maneira construtiva e outros de maneira mais ácida.  Há críticas ao novo arcabouço fiscal e aos defensores de Alckmin como vice de Lula, afirmando que a conversa entre Boulos e Datena é semelhante, no plano político.

Há também comemoração da suspensão do Novo Ensino Médio, como uma vitória da esquerda sobre um setor mais conservador do governo Lula, além de elogios à postura política de Ciro Gomes.