Para quem fala português, Aguinaldo é "só" um nome próprio masculino, bastante comum no Brasil, e especialmente entre as gerações mais antigas (e nomeou de escritores a figuras da televisão).
Mas, para um falante de espanhol, aguinaldo remete a algo bem diferente — e muito mais festivo, digamos assim.
Te podría interesar
Isso porque, na língua espanhola, aguinaldo pode se referir tanto a uma canção de Natal popular em países hispânicos (Porto Rico, Venezuela e Colômbia são alguns exemplos) como a uma gratificação salarial de fim de ano — que é conhecida, no Brasil, como o benefício do 13°.
Na maior parte dos países da América Latina, o aguinaldo se refere exatamente a esse pagamento extra que os trabalhadores recebem no final do ano. A remuneração existe em países como México, Argentina, Guatemala e El Salvador.
Te podría interesar
Segundo a Lei Federal do Trabalho mexicana, todo trabalhador tem direito a um aguinaldo até o dia 20 de dezembro, equivalente a no mínimo 15 dias de salário, proporcional ao tempo trabalhado no ano. Na Argentina, o aguinaldo se chama Sueldo Anual Complementario (SAC) e é pago em duas parcelas: uma em junho e outra em dezembro.
Além do sentido financeiro, em países como Porto Rico, Venezuela, Colômbia e Filipinas, aguinaldo também é o nome usado para falar das canções populares de Natal cantadas nas ruas ou em reuniões familiares, e muito semelhantes às “jingle bells” anglo-saxônicas ou às “cantigas de reis” brasileiras.
Essas músicas, os aguinaldos, fazem parte de uma tradição oral coletiva, que usa instrumentos típicos dos países em que toma lugar, como cuatro, maracas e tambor. De acordo com o Instituto de Cultura Puertorriqueña, em Porto Rico, grupos de amigos e familiares se reúnem para fazer “parrandas”, uma espécie de serenata natalina ao estilo caribenho, e o aguinaldo é a trilha sonora da noite.
Créditos: Amazon / reprodução
Mas qual a origem da palavra?
Alguns pesquisadores, como o etimólogo Joan Coromines, em seu Breve dicionário etimológico da língua castelhana, acreditam que aguinaldo deriva do latim vulgar hoc in anno (“neste ano”), que teria se transformado no espanhol medieval agui[n]aldo, com o significado de “presente dado no início do ano” — ou seja, uma saudação ou presente de renovação. Mas a explicação não é um consenso.
De toda forma, a ideia de presente natalino se transformou, com o tempo, em benefício financeiro, e então em expressão cultural e musical.
No português, no entanto, a palavra “Aguinaldo” não carrega mais o significado original, mas passou a ser usada apenas como nome próprio masculino.
Segundo o Dicionário de Nomes Próprios da Academia Brasileira de Letras, “Aguinaldo” tem origem germânica — derivado de Athalawald, que tem o sentido de “governante nobre”.
De acordo com a ferramenta interativa Nomes do Brasil, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), feita com dados coletados a partir do censo de 2010, existem pelo menos 25.667 pessoas chamadas Aguinaldo no Brasil (0,01% de todos os nomes registrados no país).
O estado com o maior número de pessoas registradas com esse nome é o Mato Grosso, com 721 registros no total, até a data a que correspondem as informações.