LITERATURA

Stephen King: os 10 livros mais imperdíveis do mestre do terror norte-americano

As obras-primas de um dos autores mais vendidos da história

Carrie, Stephen King.Créditos: Wikimedia commons
Escrito en CULTURA el

Stephen King é um dos nomes mais famosos e aclamados da ficção sobrenatural e de horror estadunidense. Suas obras inspiraram produções cinematográficas e já venderam mais de 400 milhões de cópias em todo o mundo, número que o torna um dos autores mais vendidos da história.

Ele começou a escrever muito cedo: o primeiro romance, Carrie, de 1974, foi publicado quando King tinha apenas 26 anos. E foi um sucesso: inspirou o filme homônimo (Carrie, a Estranha, em português) apenas dois anos depois, em 1976, com direção de Brian De Palma e indicações ao Oscar e ao prêmio de Melhor Atriz da National Society of Film Critics.

Desde então, muitas de suas obras ganharam reconhecimento internacional e outros filmes adaptados. Mas quais são as melhores obras de King?

Uma lista organizada pela revista Forbes reúne as obras-primas do autor de acordo com a percepção geral do público e de "críticos aclamados", além, é claro, de seu sucesso comercial.

Aqui vai a lista.

10. Doutor Sono (2013)

Pôster de Doutor Sono.
Créditos: Adoro Cinema/reprodução 

 

Uma continuação do clássico O Iluminado, de 1977, o décimo lugar da lista acompanha a vida de Dan Torrance, a criança médium que aparece no primeiro livro, agora adulto. A obra mostra a tentativa de Dan de reconstruir sua vida em New Hampshire, onde inicia um trabalho num hospício. Lá, usa seus "poderes" de sensibilidade ao sobrenatural para confortar pacientes terminais.

Mas então conhece Abra Stone, uma garota com poderes ainda maiores que os dele; e, juntos, precisam enfrentar um grupo de criaturas vampíricas, o Verdadeiro Nó, que se alimenta da energia psíquica de crianças sensíveis ao "brilho". O best-seller do New York Times foi adaptado para o cinema em 2019 com direção de Mike Flanagan.

9. A Maldição (1984)

Pôster de A Maldição (Thinner).
Créditos: Adoro Cinema/ reprodução

 

Uma de suas obras mais antigas, A Maldição, originalmente publicada sob o pseudônimo de King, Richard Bachman, conta a história de um advogado obeso e arrogante que tem a vida virada de ponta cabeça quando atropela e mata uma mulher romani.

O pai da vítima, então, amaldiçoa o personagem com uma única palavra: "thinner" (mais magro, em tradução livre). Apesar de acreditar, inicialmente, tratar-se de uma coisa boa, o emagrecimento de Billy Halleck faz com que ele seja consumido por algo mortal e incontrolável. Ele é obrigado a procurar o homem e implorar por redenção.

A obra também foi adaptada para o cinema em 1996, com direção de Tom Holland.

8. 11/22/63 (2011)

Capa de 11/22/63.
Créditos: Amazon/ reprodução

 

O livro mistura ficção histórica a suspense e fantasia para contar a história de uma viagem no tempo, com narrativa que alterna entre passado e presente. Jake Epping, o protagonista, é um professor do ensino médio que descobre um portal "mágico" nos fundos de uma lanchonete, e se transporta por ele ao ano de 1958, quando é encarregado da missão de impedir a morte do presidente John F. Kennedy, ocorrida em novembro de 1963.

7. A Torre Negra: O Pistoleiro (1982)

Capa de O Pistoleiro. 
Créditos: Amazon / reprodução

 

Publicado em 1982, O Pistoleiro é o primeiro volume da série A Torre Negra (The Dark Tower), considerada a obra-prima de Stephen King. Escrita ao longo de mais de quatro décadas, a série mistura fantasia, ficção científica, horror e elementos de faroeste para narrar a história de Roland Deschain, o último pistoleiro do mundo.

No livro, ele inicia uma jornada solitária para alcançar a mística Torre Negra, uma estrutura enigmática que sustenta "o equilíbrio de todos os mundos".

6. Carrie (1974)

Pôster de Carrie, A Estranha.
Créditos: Adoro Cinema/reprodução

 

Uma das mais famosas de King, a obra, que em português se tornou Carrie, a Estranha, foi o romance de estreia do autor. A história gira em torno de Carrie White, uma adolescente estranha e solitária que sofre bullying dos colegas de escola e abusos de sua mãe, Margaret, uma fanática religiosa.

Carrie descobre, no entanto, que tem poderes telecinéticos, que então emergem de uma maneira dramática no dia de seu baile de formatura, depois de sofrer um evento traumático. O massacre que se segue devasta a pequena cidade em que ela reside, Chamberlain.

5. A Hora do Vampiro (1975)

Capa de A Hora do Vampiro.
Créditos: Nova Cultural

 

Publicado em 1975, A Hora do Vampiro (Salem’s Lot, no original) é o segundo romance de Stephen King e uma das suas obras mais emblemáticas do terror clássico. A história se passa na misteriosa cidade fictícia de Jerusalem’s Lot, no estado do Maine — um lugar aparentemente comum, mas carregado de um mal silencioso.

O protagonista, Ben Mears, é um escritor que retorna à cidade onde passou parte da infância, em busca de inspiração e enfrentamento de traumas antigos. Ben começa a se inquietar com a presença sinistra da Casa Marsten, uma mansão abandonada que sempre lhe causou calafrios. É ali que, aos poucos, ele descobre uma verdade horrenda: forças vampíricas estão tomando a cidade, lideradas por Kurt Barlow, um ser antigo e maligno que transforma os habitantes em criaturas da noite.

A obra ganhou adaptação para uma minissérie estadunidense de 1979, escrita por Paul Monash e dirigida por Tobe Hooper, e, mais recentemente, uma adaptação da HBO Max foi anunciada.

4. Misery: Louca Obsessão (1987)

Capa de Misery: Louca Obsessão.
Créditos: Amazon/ reprodução

 

O romance de horror psicológico, publicado em 1987, acompanha Paul Sheldon, um autor famoso de romances que se acidenta numa estrada isolada e acaba sob os cuidados de uma ex-enfermeira, Annie Wilkes, que é também sua fã número 1.

É claro que isso logo se transforma em uma história de abuso, com a fã de Sheldon mantendo-o em cativeiro e, ao descobrir que Paul matou sua personagem favorita, exigir que ele a ressuscite, sob a pena de tortura.

3. O Cemitério (1983)

Capa de O Cemitério.
Crédito: Amazon / divulgação

 

Uma das obras mais sombrias e perturbadoras de King, O Cemitério conta como o Dr. Louis Creed, após mudar-se com a família para uma casa em Ludlow e começar a trabalhar na universidade local, descobre um cemitério misterioso de animais, o Pet Sematary (com uma placa mal escrita).

Ali, ele e a família também descobrem um antigo cemitério indígena amaldiçoado com o poder de ressuscitar os mortos, o que vai se mostrar relevante e se tornar um desafio quando tragédias pessoais abalarem a família do professor.

2. IT: A Coisa (1986)

Capa de IT: A Coisa.
Créditos: Amazon / reprodução

 

Uma das mais famosas obras de King, o segundo lugar da lista também já virou filme: em 2017 e, na sequência, em 2019, com direção de Andy Muschietti. A história se passa em Derry, Maine, e acompanha dois momentos distintos: a infância de um grupo de amigos nos anos 1950 e o reencontro do grupo já adulto nos anos 1980.

Eles formam o Clube dos Otários (Losers’ Club), crianças marginalizadas que se unem para enfrentar uma entidade demoníaca conhecida apenas como "A Coisa" (IT), que frequentemente assume a forma do palhaço Pennywise, mas também se transforma nos piores medos de cada um. A Coisa reaparece a cada 27 anos e se alimenta do medo e da carne de crianças.

1. O Iluminado (1977)

Capa de O Iluminado.
Créditos: Amazon / reprodução

 

Para coroar a obra-prima de King, o thriller psicológico O Iluminado ganhou um filme homônimo com direção de Stanley Kubrick em 1980. O livro, considerado um dos mais importantes da carreira de King, acompanha um escritor frustrado e alcoólatra em recuperação: Jack Torrance, que trabalha como zelador num hotel isolado no Colorado, para onde se muda com a esposa e o filho pequeno.

O filho, Danny, tem habilidades psíquicas (a "iluminação", ou "brilho"), dons que permitem ter visões do passado e do futuro, além de prever a presença do mal. À medida que o isolamento aumenta e as forças sobrenaturais do hotel se manifestam, Jack começa a perder o controle da própria mente, e se lança em surtos de violência e paranoia que colocam em risco a vida de sua família.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar