A comunidade local de Joanópolis, município do interior de São Paulo, convoca para esta terça-feira (8) um ato em defesa da Casa da Cultura, um espaço emblemático de expressão artística, educação e inclusão social, atualmente ameaçado de encerramento para dar lugar a uma agência bancária do Sicred.
O ato acontecerá às 19 horas, na sessão da Câmara Municipal. A população irá fazer um apelo respeitoso ao proprietário, às autoridades locais e à sociedade civil para que se reavalie a decisão de encerrar as atividades do local e que se busquem soluções que preservem a função cultural do espaço.
Te podría interesar
O movimento afirma que do edifício ser de propriedade privada, "a sua transformação representa uma perda irreparável para o património cultural e a memória coletiva da cidade". "A Casa da Cultura é reconhecida como um ponto de encontro intergeracional, onde se realizam exposições, oficinas, apresentações e iniciativas sociais que promovem a cidadania e a economia criativa. O seu encerramento não é apenas a perda de um espaço físico, mas o fim de um símbolo de identidade cultural local", destaca a campanha.
Os defensores da Casa da Cultura também afirmam que o local é o único equipamento cultural existente com condições técnicas para receber atividades artístico culturais.