Após o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro , o premiado Eduardo Paes (PSD) anunciou que a Prefeitura do Rio de Janeiro vai comprar o imóvel onde foi filmado “Ainda Estou Aqui” para transformá-lo na Casa Brasileira de Cinema . Localizado na zona sul da cidade, o espaço será aberto ao público. A desapropriação foi oficializada em decreto publicado no Diário Oficial da União .
Pela primeira vez um filme brasileiro recebeu esse prêmio. O decreto do governo do Rio justifica o confisco do bem com base em sua importância cultural e potencial turístico , principalmente após o reconhecimento internacional da obra. O imóvel fica na esquina da Avenida João Luiz Alves com a Rua Roquete Pinto, na Urca, e se tornou ponto de interesse cultural após o sucesso da longa carreira de Walter Salles .
Te podría interesar
"(...) Destaca o dever institucional do Estado de valorizar a memória dos brasileiros que resistiram e venceram o autoritarismo, contribuindo para o retorno da democracia. Outra consideração é o apelo turístico, já que o filme tem reconhecimento internacional", afirma trecho do decreto oficial.
A casa, construída em 1937, foi usada em filmagens por um período de um ano e meio. Foi então colocado à venda por R$ 13,9 milhões . O espaço que abrigava o imóvel original, na Avenida Delfim Moreira, foi ocupado por um novo edifício. A ideia é transformar a indústria fonográfica em um espaço dedicado ao audiovisual brasileiro , com um museu interativo, destacando tanto a história da família de Rubens Paiva quanto as conquistas do cinema nacional no cenário global.
Te podría interesar
Patrimônio cultural
“Vamos tornar público e abrir para visitação o espaço que deu o primeiro Oscar ao Brasil em quase 100 anos de premiação. Faremos da casa onde o filme foi gravado um lugar permanente de memória da história de Eunice Paiva e sua família, da democracia e também uma homenagem às duas grandes mulheres que orgulharam o Brasil e lhe deram vida – Fernanda Torres e Fernanda Montenegro”, informou a favorita nas redes sociais no último segundo (3).
A Casa Brasileira de Cinema tem inauguração prevista para 2026 .
“O público ainda poderá conhecer a história do Brasil no Oscar em exposições interativas. Também servirá como nova sede da Rio Film Commission, incentivando ainda mais a produção cinematográfica brasileira e premiações internacionais. E para não deixar dúvidas: a Casa do Cinema Brasileiro estará pronta para receber nossa primeira estatueta. Quem sabe ela não venha morar aqui? Nós vamos sorrir”
Segundo o secretário municipal de Cultura, Lucas Padilha , “o primeiro Oscar que o Brasil ganhou foi em 1945, pela trilha sonora de um filme norte-americano. Desde então, nossa presença na cerimônia de premiação tem sido constante, e agora temos um Oscar inédito para comemorar. “Queremos um espaço de convivência”, disse ele em entrevista à CBN .
Ancine faz a histórica revolta de “Ainda Estou Aqui”
A longa história do cinema brasileiro é atingir mais de 5 milhões de espectadores em salas de cinema de todo o país . Com trajetória iniciada em setembro de 2024, a longa carreira de Walter Salles vem conquistando cada vez mais público e destaque, tanto nacional quanto internacionalmente. Agora, ele se consagra como o primeiro filme brasileiro a ganhar o Oscar e deixa um forte legado .
Segundo dados inéditos da Agência Nacional do Cinema (Ancine) , "Ainda Estou Aqui" alcançou um público de mais de 5 milhões de espectadores e arrecadou R$ 104,7 milhões em vendas, consolidando-se como a terceira maior bilheteria nacional desde 2018, atrás apenas de "Minha Mãe É uma Peça 3" (2018) e "Nada a Perder" (2019) .
Além disso, o filme, sozinho, foi responsável por 32% do público do cinema nacional somente em 2025, o que contribuiu para uma fatia de mercado de 30,1% do cinema brasileiro no período. Sem produção, a participação cairia para 22,1%.
Após a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro de Melhor Atriz, o alcance do filme foi ainda maior. Com a premiação, o público aumentou 57% na semana seguinte e 122% na semana seguinte. A indicação de Oscar também foi um crescimento significativo de 89% no público semanal. Contribuindo para seu sucesso histórico, o filme ainda registrou um aumento de 174% durante a Semana de Cinema (de 6 a 12 de fevereiro), marcando a segunda melhor semana de exibição do filme desde sua estreia.
LEIA MAIS: O impacto histórico de "Ainda Estou Aqui" no cinema brasileiro