Após o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, o prefeito Eduardo Paes (PSD) anunciou que a prefeitura do Rio de Janeiro vai comprar o imóvel onde foi filmado “Ainda Estou Aqui” para transformar na Casa do Cinema Brasileiro. Localizado na zona sul da cidade, o espaço será aberto ao público. A desapropriação foi oficializada em decreto publicado no Diário Oficial.
Pela primeira vez, um filme brasileiro recebeu esse prêmio. O decreto do governo do Rio justifica a desapropriação do imóvel com base em sua importância cultural e potencial turístico, especialmente após o reconhecimento internacional da obra. O imóvel fica localizado na esquina da avenida João Luiz Alves com a rua Roquete Pinto, na Urca, e se tornou um ponto de interesse cultural após o sucesso do longa de Walter Salles.
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"(...) Ressalta o dever institucional do Estado de valorizar a memória dos brasileiros que resistiram e superaram o autoritarismo, contribuindo para a retomada da democracia. Outra consideração é o apelo turístico, já que o filme teve reconhecimento internacional", afirma um trecho do decreto oficial.
A casa, construída em 1937, foi utilizada nas filmagens por um período de um ano e meio. Depois, foi colocada à venda por R$ 13,9 milhões. O espaço que abrigava o imóvel original, na Avenida Delfim Moreira, foi ocupado por um novo edifício. A ideia é transformar o imóvel da gravação em um espaço voltado ao audiovisual brasileiro, com um museu interativo, destacando tanto a trajetória da família de Rubens Paiva, quanto as conquistas do cinema nacional no cenário global.
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Patrimônio cultural
“Vamos tornar público e abrir para visitação o espaço que trouxe o primeiro Oscar do Brasil em quase 100 anos da premiação. Faremos da casa onde foi gravado o filme um lugar de memória permanente da história de Eunice Paiva e sua família, da democracia e ainda uma homenagem às duas grandes mulheres que orgulham o Brasil e deram vida a ela - Fernanda Torres e Fernanda Montenegro”, informou o prefeito nas redes sociais na última segunda (3).
A Casa do Cinema Brasileiro deve ser inaugurada em 2026.
“O público ainda vai poder conhecer a história do Brasil no Oscar em exposições interativas. Ali também funcionará a nova sede da Rio Film Commission, estimulando mais produções do cinema brasileiro e premiações internacionais. E pra não deixar dúvidas: a Casa do Cinema Brasileiro vai estar pronta para receber a nossa primeira estatueta. Quem sabe ela não vem morar aqui? Nós vamos sorrir”
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Lucas Padilha, “o primeiro Oscar em que o Brasil concorreu foi em 1945, pela trilha sonora de um filme norte-americano. Desde então, nossa presença na premiação tem sido constante, e agora temos um Oscar inédito para celebrar. Queremos um espaço vivo”, disse em entrevista à CBN.
Ancine faz levantamento histórico de “Ainda Estou Aqui”
O longa fez história no cinema brasileiro ao alcançar mais de 5 milhões de espectadores em salas de exibição pelo país. Tendo sua trajetória iniciada em setembro de 2024, o longa de Walter Salles foi conquistando cada vez mais público e destaque, não só nacional como internacionalmente. Agora, se consagra como o primeiro filme brasileiro a ganhar o Oscar e deixa um forte legado.
De acordo com dados inéditos da Agência Nacional do Cinema (Ancine), "Ainda Estou Aqui" alcançou um público de mais de 5 milhões de espectadores e arrecadou R$ 104,7 milhões em renda, se consolidando como a terceira maior bilheteria nacional desde 2018, atrás apenas de “Minha Mãe é uma Peça 3” (2018) e “Nada a Perder” (2019).
Além disso, o filme, sozinho, foi responsável por 32% do público de filmes nacionais apenas em 2025, o que contribuiu para um market share de 30,1% do cinema brasileiro no período. Sem a produção, a participação cairia para 22,1%.
Após a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro como Melhor Atriz, o alcance do filme foi ainda maior. Com a premiação, o público aumentou 57% na semana seguinte e 122% na semana subsequente. A indicação ao Oscar gerou mais um crescimento expressivo de 89% no público semanal. Contribuindo para seu sucesso histórico, o filme ainda registrou um aumento de 174% durante a Semana do Cinema (de 6 a 12 de fevereiro) marcando a segunda melhor semana de exibição do filme desde sua estreia.
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