O músico Tony Bellotto, guitarrista dos Titãs, anunciou, no início de março, que recebeu o diagnóstico de câncer no pâncreas. Fernanda Capereli, médica do artista e oncologista especializada em tumores gastrointestinais do Hospital Sírio-Libanês, revelou detalhes do caso e como ele reagiu à notícia.
“Esse tipo de câncer tem um comportamento agressivo e costuma se espalhar rapidamente pelo organismo. No caso dele, felizmente, não foi identificada metástase”, contou, em entrevista ao jornal O Globo.
Te podría interesar
A médica destacou, ainda, que Bellotto recebeu o diagnóstico de forma pragmática, sem passar por um período de negação. “É muito comum o paciente passar por algumas fases ao saber que está com câncer: da surpresa, da negação, da aceitação. O Tony não teve a negação, não fez a pergunta ‘por que eu?’. A postura dele é ‘como podemos resolver isso’”.
Apesar de manter hábitos saudáveis, o músico, que é casado com a atriz Malu Mader, não estava livre do perigo da doença. “O maior fator de risco para o câncer é o envelhecimento. Embora um estilo de vida saudável reduza a probabilidade de desenvolver tumores, ele não elimina completamente essa possibilidade”, acrescentou Fernanda.
Te podría interesar
Tratamento
Em relação ao tratamento, a oncologista disse que o protocolo não está completamente fechado. “Mas ele deverá fazer uma cirurgia nas próximas duas ou três semanas e depois se submeter a uma quimioterapia para tratar eventuais células não detectadas”.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.