O Acadêmicos da URSAL está pronto para tomar as ruas de São Paulo neste sábado (22), prometendo um desfile ainda maior e mais engajado. Com concentração marcada para 11h na Rua Fortunato, 134, em Santa Cecília, o bloco segue pelas ruas Canuto do Val, Martim Francisco e Frederico Abranches, retornando ao ponto inicial. A dispersão está prevista para as 16h.
Criado por ex-integrantes do Bloco Soviético, o Acadêmicos da URSAL nasceu como uma brincadeira com o termo "União das Repúblicas Socialistas da América Latina", popularizado no debate presidencial de 2018. Hoje, se tornou um dos blocos mais politizados do carnaval paulistano.
Te podría interesar
"O melhor carnaval que já fizemos!"
Para Igor Fediczko, um dos fundadores, a edição deste ano será a maior e mais organizada da história do bloco. “Esse ano será o melhor carnaval que já fizemos! Nunca estivemos tão empolgados e animados como este ano. Será um carnaval para renovar as energias. Soy louco por ti, URSAL”, brinca.
O crescimento do Acadêmicos da URSAL também se reflete na estrutura do bloco. Segundo Fediczko, houve mais ensaios e um investimento maior na organização. “A bateria está com mais pessoas, a harmonia está com mais pessoas, estamos com mais cantores e temos músicas novas. O bloco está maior e melhor!”
Te podría interesar
Apesar dos desafios na organização do carnaval de São Paulo deste ano, ele acredita que a folia será um sucesso. “A estrutura da cidade está mais atrasada que nos outros anos, mas tenho certeza de que será um ano muito bom para o nosso bloco e para todos os outros blocos também”, afirmou.
Política, humor e engajamento social
Mari Peters, também uma das fundadoras do bloco, ainda reforça que mais do que um bloco carnavalesco, o Acadêmicos da URSAL se consolidou como um espaço de manifestação política na folia. “Surgimos como um bloco de esquerda cantando músicas e paródias engraçadas, e hoje nos tornamos um bloco mais político e atuante. Sentimos que as pessoas gostam tanto do nosso bloco porque é um dos poucos que fala sobre questões políticas tão abertamente”.
Além das sátiras e marchinhas irreverentes, o bloco busca trazer debates sociais para o carnaval. “Defendemos direitos, falamos sobre temas sociais e pautas da esquerda. O bloco virou uma família, um grupo unido por um propósito, que faz o que gosta com muita vontade”, ressalta a fundadora.
Como participar da festa
O desfile do Acadêmicos da URSAL é gratuito e aberto ao público. Para acompanhar o trajeto, os foliões podem seguir as redes sociais do bloco no Instagram onde são divulgadas atualizações e informações sobre ensaios e eventos.
Concentração: Rua Fortunato, 134 – Santa Cecília
Horário: Sábado (22), a partir das 11h
Trajeto: Ruas Canuto do Val, Martim Francisco e Frederico Abranches
Evento gratuito