NÃO FOI DESSA VEZ

Globo de Ouro: ‘Ainda Estou Aqui’ não leva, mas já fez história no cinema brasileiro

O filme era o favorito do jornal The New York Times e da revista Variety

Globo de Ouro: ‘Ainda Estou Aqui’ não leva, mas já faz história no cinema brasileiro.Créditos: Alile Dara Onawale / Divulgação
Escrito en CULTURA el

O filme “Ainda Estou Aqui” não conquistou, na noite deste domingo (5), o Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Estrangeira. Apesar disso, o imenso sucesso do longa consagra o diretor Walter Salles como um dos maiores cineastas do Brasil e do mundo.

O filme “Ainda Estou Aqui”, que era o favorito do jornal The New York Times e da revista Variety, narra a história de Eunice Paiva (Fernanda Torres), que luta pela memória e verdade de seu marido, o deputado cassado e morto pela ditadura, Rubens Paiva (Selton Mello).

Walter Salles, horas antes da cerimônia do Globo de Ouro, declarou que “Ainda Estou Aqui” não tinha “chance nenhuma” de ser premiado.

Apesar de não ter levado o prêmio, "Ainda Estou Aqui" já fez história ao arrastar milhões de pessoas aos cinemas e recolocar a sétima arte brasileira no mundo. 

Os filmes de Walter Salles, diretor de "Ainda Estou Aqui"
 


Neste domingo (5) acontece o Globo de Ouro, e o Brasil está na disputa com o filme Ainda Estou Aqui, que concorre em duas categorias: Melhor Filme em Língua Estrangeira e Melhor Atriz em Filme Dramático (Fernanda Torres).

Porém, essa não é a primeira vez que o cineasta Walter Salles disputa o Globo de Ouro. Na edição de 1999, ele conquistou o prêmio com o clássico Central do Brasil, protagonizado por Fernanda Montenegro (mãe de Fernanda Torres), que também foi indicada na categoria de Melhor Atriz em Filme Dramático, mas não levou.

Em 2005, Walter Salles voltou a ser indicado ao Globo de Ouro, pelo poético Diários de Motocicleta, que acompanha a vida do jovem Che Guevara em uma excursão pela América Latina, onde descobre um mundo de desigualdades e exploração. Essa fase é considerada a etapa de formação política de Guevara.

Dessa maneira, Walter Salles é considerado um dos principais cineastas do Brasil e do mundo. Para celebrar a sua carreira e mais uma indicação ao Globo de Ouro, onde ele chega como um dos favoritos, selecionamos abaixo os seus principais filmes:

 

  • Terra Estrangeira (1995) / Disponível na Netflix e Globoplay 

 

  • O Primeiro Dia (1998)/ Disponível na Globoplay 

 

  • Central do Brasil (1998)/ Disponível na Netflix, Primevideo, Globoplay e AppleTV

 

  • Abril Despedaçado (2001) / Disponível no Google Play e Mubi

 

  • Diários de Motocicleta (2004) / Disponível na Primevideo 

 

  • Linha de Passe (2008)/ Disponível na Primevideo, AppleTV e Google Play 

 

  • Na Estrada (2012)  / Disponível na Primevideo

 

Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar