O jornal Los Angeles Times, um dos mais tradicionais dos EUA, divulgou nesta sexta-feira (31) a sua lista de apostas para os filmes que concorrem na categoria de Melhor Filme, a mais importante do Oscar.
A partir da lista dos 10 filmes indicados na categoria de Melhor Filme, o jornal elencou, de maneira decrescente, aqueles que possuem mais chances de levar para casa a estatueta mais cobiçada do Oscar.
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Entre os que têm menos chances, estão: Wicked (10), Um Completo Desconhecido (9), Emília Pérez (8), A Substância (7), O Brutalista (6), Nickel Boys (5) e Conclave (4).
Entre aqueles que têm mais chances de receber o Oscar de Melhor Filme, estão: Ainda Estou Aqui (3), Anora (2) e Duna: Parte 2 (1).
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Sobre “Ainda Estou Aqui”, o LA Times diz o seguinte: "Bravo aos eleitores por elevar o drama de época brasileiro de Walter Salles ao grande show. I'm Still Here nos leva ao Rio de Janeiro dos anos 1970 para fazer amizade com uma família rica e amorosa que abre as portas de sua mansão para todos, até que a polícia secreta do novo regime entra. Este filme faz duas perguntas-chave: Como sabemos quando as coisas estão ruins? E como lutamos? A protagonista, uma dona de casa bem-educada e mãe de cinco filhos (a merecidamente indicada atriz principal Fernanda Torres), parece frágil, mas usa seu conjunto particular de habilidades – dignidade, cordialidade, apresentação – para contra-atacar de maneiras que a ditadura não sabe como evitar. Em uma cena de destaque, ela simplesmente insiste em sorrir para uma câmera."
O Oscar 2025 acontece no dia 2 de março, um domingo de carnaval, ou seja, tem tudo para ser uma grande festa.
"Ainda Estou Aqui" é aclamado no Rotten Tomatoes e se fortalece na corrida pelo Oscar
Após conquistar três indicações ao Oscar 2025, o filme “Ainda Estou Aqui” se tornou um verdadeiro fenômeno na imprensa cultural dos EUA, que tem elogiado amplamente o longa brasileiro, com destaque especial para a atuação de Fernanda Torres.
Uma das cenas mais comentadas pelos críticos americanos é a sequência em que Eunice Paiva leva os filhos à sorveteria. Nesse momento, ao observar as outras famílias reunidas, ela percebe, apenas com um olhar, que algo chegou ao fim. Para os críticos, Fernanda Torres consegue transmitir toda a dor da personagem de forma magistral, e há quem aposte que esta cena pode garantir a ela o Oscar de Melhor Atriz.
Devido ao favoritismo do longa, “Ainda Estou Aqui” se tornou alvo de campanhas difamatórias promovidas por concorrentes. No entanto, se a intenção era prejudicar o filme, o efeito foi o oposto. Menos de 12 horas após os primeiros ataques, a nota do filme brasileiro aumentou no Rotten Tomatoes, um dos principais sites avaliadores de filmes e séries.
De acordo com os dados do Rotten Tomatoes, Ainda Estou Aqui atingiu impressionantes 99% de aprovação do público e 96% da crítica, um feito raro que configura aclamação no portal.
Para efeito de comparação, Emília Pérez, o principal concorrente de “Ainda Estou Aqui” no Oscar, obteve 23% de aprovação do público e 74% da crítica, uma pontuação considerada baixa para os padrões do site.
Se esses números se transformarão em estatuetas para “Ainda Estou Aqui” e para Fernanda Torres, só descobriremos no dia 2 de março, um domingo de carnaval.