EXCLUSÃO

Atriz escancara racismo no Oscar: "Eternamente ofendida"

Nos últimos anos, a premiação, que é considerada a principal do cinema, tem sido acusada de esnobar artistas negros

Atriz escancara racismo no Oscar: "Eternamente ofendida".Créditos: Reprodução/AMPAS
Escrito en CULTURA el

Nos últimos anos, grandes premiações como o Oscar, Emmy e Globo de Ouro têm sido acusadas de esnobar pessoas negras que trabalham no audiovisual, seja na TV, seja no cinema. O Globo de Ouro chegou a sofrer boicote de vários artistas por causa do racismo.

Quem tocou no assunto de maneira direta foi a atriz Halle Berry, que recebeu um Oscar de Melhor Atriz em 2002 por sua atuação no denso "A Última Ceia", e aqui está o problema racial: Berry é a única atriz negra, em toda a história da Academia, a ter recebido uma estatueta nessa categoria.

Ao jornal The Daily Mail, Halle Berry afirmou que é "ofensivo" ela ser a única atriz negra a ter recebido uma estatueta na categoria de Melhor Atriz.

"Sigo me sentindo eternamente ofendida por nenhuma outra mulher negra ter ganhado o Oscar de Melhor Atriz depois de mim. Sigo triste por isso, ano após ano", declarou Halle Berry.

Em seguida, a atriz citou os trabalhos das atrizes Andra Day e Viola Davis, com performances incríveis, mas que foram esnobadas pela Academia. "Definitivamente, não foi porque nenhuma outra atriz negra tenha merecido a estatueta", complementou a atriz.

Reprodução/ YouTube/ Oscars

 

 

Temas