O Festival de Veneza, que ocorre entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro, anunciou a lista de filmes que concorrem ao Leão de Ouro, o principal prêmio do evento. Entre as produções listadas está o novo longa-metragem de Walter Salles ("Central do Brasil"), "Ainda Estou Aqui", que tem Fernanda Torres e Selton Mello como protagonistas.
O filme "Ainda Estou Aqui", que também conta com Fernanda Montenegro no elenco, é inspirado no livro de Marcelo Rubens Paiva, que relata a história de sua mãe, Eunice Paiva, diagnosticada com Alzheimer.
Te podría interesar
Além disso, o longa de Walter Salles também aborda o período em que Eunice Paiva enfrentou a violência da Ditadura Militar após a prisão e desaparecimento de seu marido, o deputado cassado Rubens Paiva. Fernanda Torres e Fernanda Montenegro interpretam Eunice Paiva.
Walter Salles vai disputar com nomes de peso: Pedro Almodóvar, com "The Room Next Door"; Luca Guadagnino, com "Queer"; e Todd Phillips, com "Joker 2".
Fernanda Torres disputa com Lady Gaga o prêmio de Melhor Atriz
Além de disputar o Leão de Ouro, o Brasil também marcará presença em outro cobiçado prêmio do Festival de Veneza, trata-se do Volpi Cup, que premia as melhores atrizes e atores.
A atriz Fernanda Torres foi indicada pelo filme "Ainda Estou Aqui", e Lady Gaga pelo seu papel de Arlequina em "Coringa: Delírio a Dois". Além delas, também está no páreo a icônica Tilda Swinton, pelo seu papel em "The Room Next Door", novo longa de Almodóvar.
Diretora de "Democracia em Vertigem" também marca presença em Veneza
A cineasta Petra Costa, que foi indicada ao Oscar 2020 de Melhor Documentário pelo filme "Democracia em Vertigem", vai estrear seu novo longa documental no Festival de Veneza.
O novo longa de Petra Costa se chama "Apocalipse nos Trópicos", que investiga a aliança entre o fundamentalismo religioso e o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a pandemia de Covid-19. O filme de Petra será exibido fora da competição principal.
Confira abaixo a lista de filmes que concorrem ao Leão de Ouro do Festival de Veneza 2024:
- “The Room Next Door”, Pedro Almodóvar
- “Campo di battaglia”, de Gianni Amelio
- “Leurs enfants après eux”, de Ludovic & Zoran Boukherma
- “The Brutalist”, de Brady Corbet
- “Jouer avec le feu”, de Delphine & Muriel Coulin
- “Vermiglio”, de Maura Delpero
- “Iddu (Sicilian Letters)”, de Fabio Grassadonia & Antonio Piazza
- “Queer”, de Luca Guadagnino
- “Love”, de Dag Johan Haugerud
- “April”, de Dea Kulumbegashvili
- “The Order”, de Justin Kurzel
- “Maria”, de Pablo Larraín
- “Trois amies”, de Emmanuel Mouret
- “Kill the Jockey”, de Luis Ortega
- “Coringa: Delírio a Dois”, de Todd Phillips
- “Babygirl”, de Halina Reijn
- “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles
- “Diva Futura”, de Giulia Louise Steigerwalt
- “Harvest”, de Athina Rachel Tsangari
- “Youth (Homecoming)”, de Wang Bing
- “Stranger Eyes”, de Yeo Siew Hua