A Universidade Regional do Cariri (Urca), instituição pública estadual sediada em Crato, no Ceará, concedeu a Gilberto Gil o título de doutor Honoris Causa na semana passada.
Em seu Instagram, o cantor expressou sua gratidão pela homenagem: “A gratidão pelo título de doutor Honoris Causa da Universidade Regional do Cariri (Urca) só não é maior que o orgulho de fazer parte dessa riqueza, dessa grandeza, dessa terra ardente, de ser irmão dessa sagrada gente desse chão. Obrigado, de coração!”, escreveu Gil.
Te podría interesar
Essa é a terceira vez que o cantor é reconhecido. Também membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Gil anunciou seus planos de aposentadoria dos palcos após sua última turnê programada para 2025. Em junho, ele recebeu o título de doutor Honoris Causa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Um mês depois, Francisco do Ó de Lima Júnior, professor e ex-reitor da Urca, propôs conceder o título de doutor Honoris Causa a Gilberto Gil. A proposta foi unanimemente aprovada pelo conselho da instituição. Em outubro do mesmo ano, o artista também recebeu o título de doutor Honoris Causa da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, como mostra essa matéria da Fórum.
Te podría interesar
“A justificativa para a concessão do título, destaca a importância de Gilberto Gil como um dos mais importantes músicos brasileiros, como cantor, produtor musical, escritor e ativista da cultura nacional. A trajetória de Gil, conforme ressalta o professor Lima Júnior, sempre buscou a defesa inarredável e democratizada da cultura e da sua diversidade como patrimônio do povo”
Entre 2003 e 2008, Gilberto Gil foi ministro da Cultura nos governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com sua página oficial, ele recebeu 9 prêmios Grammys entre 1998 e 2019. Em 1999, foi nomeado "Artista pela Paz" pela Unesco. Aos 82 anos, Gil é um dos músicos mais importantes do Brasil, com uma carreira que começou no final da década de 1950 e inclui grandes sucessos musicais.