O cantor e compositor francês radicado na Espanha Manu Chao acaba de lançar a canção “São Paulo Motoboy”, um fraterno tributo a todos os entregadores de aplicativos da capital paulista que arriscam suas vidas em cima de uma moto ou bicicleta pela enorme metrópole.
“São Paulo é uma fera que respira. E os entregadores são o sangue que corre em suas veias, mantendo-a viva”, afirma o compositor. O single, que traz também a canção “Viva Tu”, uma rumba dedicada a todas as mulheres de sua vizinhança, são as primeiras a serem divulgadas do álbum “Viva Tu”, que está em contagem regressiva de lançamento.
Te podría interesar
Em “São Paulo Motoboy”, Manu canta sobre os perigos da precariedade e sobre o sacrifício dos trabalhadores de aplicativos que sobrevivem a rotas diárias extenuantes. Curiosamente, antes de fazer sucesso, o cantor foi um entregador nas ruas de Paris.
Ele canta sobre o riso, os sonhos e a bravura dos cavaleiros das ruas, que destemidamente se entrelaçam entre os caminhões e entram e saem dos engarrafamentos. Homens e mulheres prontos para dar tudo de si, apesar de nada lhes ser dado. Tudo isso no calor, no frio ou na chuva, em emergências ou acidentes que estão sempre à espreita, com infinita coragem. Ele também evoca seu inegável senso de liberdade.
Te podría interesar
Documentário
No próximo sábado (29), às 19 horas, motociclistas de toda a cidade de São Paulo se reunirão no centro da cidade, na Praça Roosevelt, em São Paulo, para uma exibição de rua especial do documentário “São Paulo Motoboy”, dirigido por Sofia Freire Dowbor. A cineasta é neta do filósofo Paulo Freire. O documentário será lançado em 1º de julho nos canais de mídia digital de Manu Chao.