MEMÓRIA

VÍDEO: Em 1979, Chico Buarque é questionado se é gay e dá uma resposta épica

O cantor e compositor desarmou a pergunta preconceituosa com uma aula sobre coexistência e respeito

VÍDEO: Em 1979, Chico Buarque é questionado se é gay e dá uma resposta épica.Créditos: Reprodução redes sociais
Escrito en CULTURA el

O cantor e compositor Chico Buarque, que completa 80 anos nesta quarta-feira (19), foi um dos entrevistados do extinto programa "Vox Populi" em 1979, veiculado na TV Cultura, que se tornou um marco da televisão brasileira.

Um dos quadros do programa envolvia perguntas de transeuntes ou de pessoas em locais públicos, como bares ou restaurantes. Na entrevista com Chico Buarque, uma cidadã questionou a orientação sexual de Chico e perguntou se ele era homossexual, e ele deu a melhor resposta possível.

"Eu poderia ser um homossexual, quer dizer, se eu disser que não sou homossexual parece que estou me defendendo aqui. Não tem a menor importância se eu sou ou não sou homossexual. Digo que não sou, mas você não precisa acreditar nisso", iniciou Chico Buarque.

Em seguida, Chico Buarque discorreu sobre a relação do artista com as diversas sexualidades possíveis. "O artista, quando eu estou criando uma música, um texto para o teatro, eu posso estar incorporando um homossexual. Eu tenho que incorporar esse cara. Eu tenho que estar na pele dele. Eu aqui, entrevistado, não sou, por um acaso, homossexual. Mas o Chico, a quem você fez essa pergunta, ele é homossexual, ele é operário, ele é mulher, ele é um marginal, em todos os sentidos".

Confira a íntegra da fala de Chico Buarque no vídeo abaixo: