Em 1978, um livro causou furor no mundo literário dos Estados Unidos, trata-se de "Entrevista Com o Vampiro", escrito por Anne Rice. A obra teve um impacto múltiplo na cultura pop à época de sua publicação, mas também nas décadas subsequentes e, pode-se dizer, até hoje.
Na trama criada por Anne Rice, acompanhamos a saga de Louis, um homem que vive à sombra de sua sexualidade e que encontra vazão em sua vida ao conhecer o enigmático Lestat, que o levará à vida imortal ao transformá-lo em vampiro.
Te podría interesar
Além do sucesso no mercado literário, a obra de Anne Rice deu nova vida à cultura gótica e influenciou uma série de vertentes da cultura, entre elas a música, a vestimenta, e fomentou um estilo de vida que segue até hoje.
Outra marca da obra de Anne Rice é a maneira como ela retrata os vampiros: eles ainda são aterrorizantes, mas também criaturas que amam e buscam companhias e amigos. Outro fator que marcou não apenas "Entrevista Com o Vampiro", mas todas as obras das Crônicas Vampirescas de Anne Rice, é a presença das relações homossexuais.
Em 1994, "Entrevista Com o Vampiro" foi adaptado para os cinemas e também foi um imenso sucesso de público, dando nova popularidade à saga de Anne Rice. Nas telas grandes, o icônico casal vampiresco foi interpretado por Brad Pitt (Louis) e Tom Cruise (Lestat).
Alguns outros volumes das "Crônicas Vampirescas" foram adaptados para o cinema, mas se tornaram fracassos retumbantes, pois as novas adaptações rumaram para o "terror adolescente", em voga no final dos anos 1990, o que levou a escritora Anne Rice a não renovar os contratos de adaptação de seus filmes.
Pouco antes de morrer, Anne Rice fechou um projeto para transformar "As Crônicas Vampirescas" em série, mas com a obrigação de que elas fossem fiéis aos livros e mantivessem o clima gótico das obras. Isso aconteceu pelas mãos da AMC, que em 2022 lançou a série "Entrevista Com o Vampiro", mas que ainda não tinha data de estreia no Brasil.
No entanto, a partir desta quarta-feira (29), os brasileiros podem conferir a série "Entrevista Com o Vampiro" na Amazon, que incluiu em seu catálogo a primeira temporada da produção, protagonizada pelos atores Jacob Anderson (Louis) e Sam Reid (Lestat).
A AMC adquiriu os direitos de todos os livros que compõem "As Crônicas Vampirescas", que são 18 no total. O objetivo da produtora é adaptar todas as histórias vampirescas escritas por Anne Rice.
A versão brasileira do livro "Entrevista Com o Vampiro" ganhou tradução pelas mãos da renomada escritora Clarice Lispector e também fez um enorme sucesso entre o público do Brasil.
Quem foi Anne Rice
Anne Rice nasceu em 4 de outubro de 1941, em Nova Orleans (EUA), cidade que será o palco principal de todas as suas tramas vampirescas. Além de "Entrevista Com o Vampiro", Rice também fez muito sucesso com os livros "O Vampiro Lestat", "A Rainha dos Condenados" e "A História do Ladrão de Corpos".
Além do sucesso com "As Crônicas Vampirescas", Anne Rice também ganhou notoriedade com a história, também em série de livros, de "As Bruxas Mayfair", também adaptada pela AMC, mas ainda indisponível para o Brasil.
Em 11 de dezembro de 2021, Anne Rice faleceu aos 80 anos. O seu legado para a cultura pop mundial é imenso e até hoje suas obras influenciam a estética e a narrativa em tramas vampirescas, mas também além delas. Atualmente, seu filho, o poeta Stan Rice, é o responsável pelo seu espólio.