LUTO NO CINEMA

Morre cineasta Toni Venturi, diretor de Cabra-Cega e Rita Cadillac, Lady do Povo

Venturi, que também dirigiu O Velho, A História De Luís Carlos Prestes, passou mal quando nadava na praia. Ele deixa a esposa, a atriz Débora Duboc, e dois filhos, Theo e Otto.

Toni Venturi e a esposa, a atriz Débora Duboc.Créditos: Instagram / Débora Duboc
Escrito en CULTURA el

Aos 68 anos, o cineasta Toni Venturi morreu na tarde deste sábado (18) em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. 

A informação foi confirmada pela atriz Débora Duboc, esposa de Venturi, que contou que ele passou mal quando nadava.

"Eu estava na casa do meu irmão quando fiquei sabendo e corri para a praia. Quando cheguei, ele já estava na maca, entrando na ambulância. Tentaram reanimá-lo. E eu cantei o tempo todo para que ele ouvisse minha voz, se apegasse a isso, mas não deu”, disse ela ao portal G1.

Toni Venturi será velado na Cinemateca Brasileira, em horário ainda a ser definido. Ele deixa a esposa e dois filhos, Theo e Otto.

Formado em cinema pela Universidade Ryerson, do Canadá, em 1984, e em Comunicação Social - Cinema pela Universidade São Paulo, em 1987, Venturi dirigiu o longa Cabra-Cega, que ganhou uma série de prêmios, como o de Finalização da Ancine.

Além de obras de ficção como Latitude Zero e A Comédia Divina, o cineasta ainda produziu documentários como O Velho, A História De Luís Carlos Prestes e Rita Cadillac – A Lady do Povo.

Ele presidente da APACI – Associação Paulista dos Cineastas em 2001 e dirigiu programas como "Conexão Roberto D'avila" e a série infantil Teletubbies.