LOLLAPALOOZA

Lollapalooza: Primeiro dia do festival tem nostalgia pop-punk, rock e “Águas de Março”

Arcade Fire, BaianaSystem, Luisa Sonza e Blink-182 abriram a 11ª edição brasileira do evento; veja tudo o que rolou no primeiro dia

Começou nesta sexta a 11ª edição do Lollapalooza Brasil.Créditos: Divulgação/Lollapalooza Brasil
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Nesta sexta-feira (22), foi dada a largada para o Lollapalooza em São Paulo. O festival, que acontece no Autódromo de Interlagos, reuniu no primeiro dia as bandas The Offspring, Arcade Fire e Blink-182, além da cantora Luisa Sonza e o grupo BaianaSystem. Em clima nostálgico e sob forte chuva, a abertura do Lollapalooza começou com a música “Águas de Março”.

Win Butler e Régine Chassagne, líderes do Arcade Fire, surpreenderam o público com uma versão do clássico de Tom Jobim. A estreia do Blink-182 em solo brasileiro foi uma das principais atrações. A banda, que cancelou sua participação no festival no ano passado, finalmente se apresentou para o público paulistano, deixando o Autódromo de Interlagos lotado.

Veja como foi cada show no primeiro dia de evento:

Arcade Fire

A banda de indie rock proporcionou uma viagem no tempo, emocionando o público com sucessos como "Rebellion (Lies)", "Reflektor", "Afterlife" e "Everything Now", que foram acompanhados por coros e palmas durante toda a apresentação. Em um momento especial, a banda escolheu cantar a versão de "Águas de Março", de Tom Jobim, tendo em vista o dia chuvoso no evento. A instrumentista Régine arriscou parte da letra em português.

Blink-182

O show do Blink-182 está sendo considerado um dos mais emocionantes. Com "Anthem Part Two", do álbum "Take Off Your Pants and Jackets" (2001), a banda abriu bem o primeiro dia. Na sequência, "The Rock Show", do mesmo disco, manteve o ritmo, e "Family Reunion" finalizou o bloco inicial com a plateia pulando e cantando a letra. Apesar de há 25 anos o Blink-182 ter conquistado a legião de fãs adolescentes que se identificavam com as letras que retratavam as frustrações e anseios da juventude, o show mostrou que essa conexão permanece intacta até hoje.

Luísa Sonza

A cantora também foi um dos destaques do festival e se apresentou em um cenário rural, interpretando canções de Chico Buarque e Abílio Manoel. O momento de maior coro da plateia foi em "Chico", canção que ela gravou para o ex-namorado Chico Moedas e que teve a letra alterada após a separação. 

Sonza intercalou momentos ao microfone com danças coreografadas e cantou com mais força nas faixas menos aceleradas. O repertório incluiu músicas pop e eletrônicas, como "Modo Turbo", "Campo de Morango", "Toma", "Luísa Manequim" e "Hotel Caro". Já a música "Lança Menina", que cita "Lança Perfume" de Rita Lee, foi escolhida para encerrar o show da artista.

The Offspring

A banda californiana Offspring, que já se apresentou no país mais de 30 vezes, brindou o público com um show que está sendo considerado memorável. A apresentação começou com "Come Out and Play", do álbum "Smash", que alavancou o Offspring para o sucesso no rádio e na MTV em 1994. Depois, a banda passou por sucessos dos álbuns seguintes e um cover de "Blitzkrieg Bop", dos Ramones, antes de cair numa sequência de hits incontornáveis no rock.

O público vibrou com "Self Esteem", "Pretty Fly (For a White Guy)", "Why Don't You Get a Job?" e "The Kids Aren't Alright", entre outras músicas que marcaram a geração dos anos 90.

BaianaSystem

O BaianaSystem dominou o palco ao misturar guitarra baiana com dub jamaicano, graves poderosos e riffs pesados. A primeira música da set-list, "Saci", deu o tom da apresentação. O grupo também incorporou o discurso combativo e a atitude do punk rock, liderados por Russo Passapusso. As rodas de bate-cabeça, tradição nas apresentações do BaianaSystem, foram iniciadas por um dançarino vestido de Saci, que desceu do palco e incendiou a plateia. Russo puxou o público para cantar junto.

O segundo dia do Lollapalooza também promete agitar o público. Estão previstas para a programação deste sábado: Kings of Leon, Limp Bizkit, Titãs, Hozier e Thirty Seconds to Mars.