A cineasta brasileira Juliana Rojas foi aclamada no Festival de Berlim 2024, levando o prêmio de Melhor Direção na mostra Encounters com seu mais recente filme, "Cidade; Campo". O reconhecimento aconteceu neste sábado (24) e consolidou o talento da brasileira no cenário cinematográfico internacional.
No momento da premiação, Juliana fez um convite especial ao Brasil. "Eu convido todo mundo a conhecer o filme quando for lançado no Brasil e também assistir filmes brasileiros. A gente está num momento de retomada do nosso cinema e por isso é muito simbólico ter recebido esse prêmio", afirmou.
Te podría interesar
Produção em Mato Grosso do Sul
O longa "Cidade; Campo", que teve sua estreia mundial no festival, explora as complexas dinâmicas da migração entre áreas rurais e urbanas e a mineração através de diferentes personagens e deve ter seu lançamento ainda este ano no Brasil.
A obra é protagonizada por Fernanda Vianna, Mirella Façanha e Bruna Linzmeyer, e já recebeu elogios da crítica por sua abordagem sensível e original do tema. As atrizes vibraram com a conquista do prêmio pela diretora.
Te podría interesar
Em suas redes sociais, Bruna Linzmeyer compartilhou a emoção do momento: "É ela!!! A melhor direção é dela!", escreveu, ao publicar fotos da premiação e parabenizar toda a equipe.
As paisagens contrastantes de Ponta Porã (MS), cidade na fronteira entre Brasil e Paraguai, e da metrópole paulista são o pano de fundo do longa-metragem. Vale ressaltar que a equipe é formada exclusivamente por mulheres:
- Produção: Sara Silveira e Maria Ionescu
- Direção de Fotografia: Cris Lyra e Alice Andrade Drummond
- Direção de Arte: Juliana Lobo e Daniela Aldrovani
- Montagem: Cristina Amaral
- Música: Rita Zart
Sinopse
Na história, acompanhamos a trajetória de Joana, uma trabalhadora rural que migra para São Paulo após o rompimento de uma barragem de dejetos de mineração devastar sua cidade natal. Em busca de prosperidade na "cidade do trabalho", Joana se depara com a dura realidade dos subempregos por aplicativos, trabalhando como faxineira.
A luta para sobreviver na metrópole é árdua e exige resiliência, enquanto a saudade da terra natal e a culpa por ter deixado sua família para trás a acompanham constantemente. Em contraste, a segunda história gira em torno de Flávia e Mara, um casal que decide se mudar para a fazenda herdada por Flávia após o falecimento de seu pai.
Buscando uma vida mais tranquila e conectada à natureza, elas se deparam com os desafios inesperados da rotina rural. A dureza do trabalho, a solidão do campo e os fantasmas do passado de Flávia com seu pai colocam à prova a força do relacionamento e a resiliência do casal. Ao entrelaçar essas duas realidades distintas, "Cidade; Campo" oferece um olhar humanizado e multifacetado sobre a migração. Assista ao trailer abaixo: