RACISMO

Música de Beyoncé é censurada em rádio country e gera revolta nos EUA

Ouvintes solicitaram transmissão da nova música da artista, que se encaixa no gênero, e traz raízes africanas e da música popular

Parte do clipe de 'Act II', lançamento de Beyoncé.Créditos: YouTube / Reprodução
Escrito en CULTURA el

Ouvinte da estação de rádio de música country, KYKC, Justin McGowan solicitou aos DJs que reproduzissem a faixa recém-lançada de Beyoncé, intitulada "Texas Hold 'Em". A canção da artista, natural do Texas, é uma balada country que retrata festas campestres, em colaboração com outra vencedora do Grammy, Rhiannon Giddens. No entanto, mesmo com esses elementos, a música não obteve reprodução na rádio.

“Não tocamos Beyoncé na KYKC, pois somos uma estação de música country”, respondeu Roger Harris, gerente da emissora, a McGowan. Logo após a mensagem, o ouvinte, lembrando de um debate antigo sobre a exclusão de artistas negros em um gênero que tem em suas raízes a música negra, postou em suas redes sociais uma captura de tela do e-mail e compartilhiu com um grupo de fãs de Beyoncé no Reddit e TikTok.

"Isso é completamente absurdo e racista", declarou McGowan, encorajando outras pessoas a enviarem e-mails para a estação de rádio, pedindo a reprodução da música. De acordo com Harris, o gerente da estação há 48 anos, a KYKC foi bombardeada com centenas de e-mails e telefonemas de fãs, criticando a ausência da canção em sua programação. Em uma entrevista ao jornal The New York Times, o gerente ironizou e criticou o gênero lançado pela cantora. “Nós não tocamos em nossa estação country porque ela não é uma artista country. Bem, agora eu acho que ela quer ser, e estamos todos a favor".

Nova música de Beyoncé

A música de Beyoncé é parte de um novo álbum, até então conhecido como "act ii", um projeto composto por diferentes volumes nos quais a cantora pretende trazer as raízes negras na música popular norte-americana. Durante o anúncio do Super Bowl, Beyoncé fez uma brincadeira, sugerindo que seu novo lançamento iria "fazer a internet explodir."

Uma observação intrigante feita por fãs é a possível conexão entre o lançamento do novo projeto e o aniversário de Salvador, que ocorrem na mesma data. Em dezembro do ano passado, Beyoncé fez uma aparição surpresa na capital baiana para o lançamento do filme da turnê Renaissance nos cinemas.