O brasileiro Rafael Cosme pesquisa e coleciona fotografias antigas, principalmente amadoras. Grande parte do acervo dele, que tem mais de 150 mil imagens, percorre a trajetória do Rio de Janeiro desde o fim do século XIX até a década de 1980 e revela cenas cotidianas e transformações da Cidade Maravilhosa.
Na edição deste sábado (10) Cosme foi personagem de uma matéria de capa do jornal estadunidense The New York Times que destaca o tema que mais aparece na coleção dele: o carnaval carioca.
Te podría interesar
Cosme compartilha parte das fotografias que mantém em suas redes sociais. Pelo X (antigo Twitter) ele postou fotos da festa de Momo de 1954.
"Dentro de um envelope de negativos que encontrei recentemente, havia uma série de fotografias do carnaval de 1954. São cenas dos blocos e cortejos pela Cinelândia e Rio Branco. A fotografia amadora conta a história do país", escreveu.
A página dele no Instagram também é repleta de história por meio de imagens esquecidas e que ele trouxa à luz.
Ao The New York Times, Cosme conta que iniciou a coleção em 2018, quando mergulhou no universo das fotografias esquecidas e negligenciadas.
O trabalho meticuloso de Cosme não só salvou do esquecimento parte significativa da história visual do Rio, mas também proporciona um olhar singular sobre a vida carioca ao longo de quase um século, oferecendo uma janela para o passado através dos olhos de seus próprios habitantes.
Confira algumas fotos dos carnavais do passado no Rio