FOLIÕES

Carnaval: blocos de rua em RJ e SP neste sábado (10)

Tradicionais blocos fluminenses e paulistas tomam as ruas no primeiro dia de festividade; saiba os horários e locais

Blocos de rua atraem milhões de pessoas nas ruas para celebrar o feriado.Créditos: Prefeitura de São Paulo/Divulgação
Escrito en BRASIL el

As festividades do Carnaval começam neste sábado (10) com blocos de rua pelas principais cidades do país. Os foliões do Rio de Janeiro e de São Paulo tomarão as ruas com os mais esperados blocos de rua, dos mais tradicionais aos menos conhecidos.

Confira a lista de blocos, com horários de concentração e local.

Rio de Janeiro

Cordão da Bola Preta

Fundado em 1918, é um bloco centenário e o mais tradicional bloco de rua carioca e já chegou a levar mais de 2 milhões de pessoas às ruas. O desfile é feito com as cores branco e preto, além de instrumentos de percussão.

7h, na Avenida Henrique Valadares, Centro.

Amigos da Onça

Grupo com estilo cômico e performático que se apresenta com uma mistura de ritmos musicais: pop, groove, salsa, rock, reggae, samba, funk, carimbó, maracatu, bumba-meu-boi, ijexá, baião, pagode baiano e pagodes dos anos 90. É conhecido como um "grande karaokê coletivo".

7h, no Aterro do Flamengo, Flamengo.

Multibloco

Criado em 2008, trata-se de um bloco de rua que mescla ritmos musicais, das baterias das escolas de samba aos ritmos nordestinos baião, maracatu e olodum. 

7h, na Avenida Henrique Valadares, Centro.

Dois Pra Lá dois Pra Cá

Bloco de rua comandado pela Casa de Dança Carlinhos de Jesus, com incício em 1991. É uma união do samba no pé com a dança de salão, ao som de MPB em ritmo carnavalesco e grandes sambas-enredo.

9h, Rua Álvaro Ramos, Botafogo.

São Paulo

Carnaween

Bloco organizado pelo grupo NaRua, inclui músicas infantis, oficinas para crianças e incentiva o uso de fantasias de Halloween.

10h, na Praça David Nasser, Moema.

Bloco Minhoqueens

Criado por um grupo de amigos que queria pular o Carnaval como drags no Minhocão, é um bloco com pop nacional e internacional, além de fantasias com glitter e confete.

12h, na Avenida Ipiranga, República.

Bloco do Beco

Este bloco é uma associação cultural sem fins lucrativos que atua desde 2002, com o objetivo de atrair ciranças e adolescentes para a cultural local.

12h, na Rua Salgueiro do Campo, M'Boi Mirim.

Agrada Gregos (com Gloria Groove, Gretchen e Banda UÓ)

Bloco voltado para o público LGBTQIA+, é feito em parceria com o TikTok, com participação de Gloria Groove, Gretchen e a Banda UÓ.

13h, no Obelisco do Ibirapuera, Ibirapuera.

Bloco Unidos Venceremos

Bloco com o objetivo de resgatar ritmos brasileiros e afro-brasileiros como o samba, o ijexá, o samba-reggae e o funk. Criado em 2005, hoje incorpora bandeiras, estandartes, figurinos e alegorias, de modo a manter a cultura tradicional do bloco carnavalesco.

14h, na Travessa Forte do Cravatá, Lapa.