CULTURA

Ney Latorraca: Governo Lula expressa "profundo pesar" por morte do ator

Intérprete de personagens icônicos no teatro, na televisão e no cinema, o artista estava internado desde 20 de dezembro na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, e enfrentava um câncer de próstata desde 2019

Ney Latorraca em foto de seu perfil no Instagram.Créditos: Instagram / Ney Latorraca
Escrito en CULTURA el

Em nota distribuída pelo Ministério da Cultura, comandado por Margareth Menezes, o governo Lula expressou "profundo pesar" pela morte do ator Ney Latorraca, que morreu aos 80 na manhã desta quinta-feira (26).

"O Ministério da Cultura (MinC) expressa profundo pesar pelo falecimento do ator e diretor Ney Latorraca", diz o texto, que descreve parte da longa trajetória do ator santista.

"Ney destacou se em papéis memoráveis, como o Volpone, de Um Sonho a Mais (1985); o vampiro Vlad, de Vamp (1991); e o Barbosa, do humorístico TV Pirata (1988). Neste momento de luto, nos solidarizamos com a família e os admiradores desse grande artista", diz o texto - leia a íntegra ao final da reportagem.

Intérprete de personagens icônicos no teatro, na televisão e no cinema, o artista estava internado desde 20 de dezembro na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, e enfrentava um câncer de próstata desde 2019.

Ney Latorraca faleceu em decorrência de uma sepse pulmonar, complicação provocada pelo agravamento da doença. Em nota oficial, a Clínica São Vicente lamentou o falecimento do ator, sem fornecer maiores detalhes.

“A Clínica São Vicente lamenta profundamente a morte do paciente Antonio Ney Latorraca na manhã desta quinta-feira e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes", informou o comunicado.

Ney Latorraca não teve filhos. Em uma entrevista ao jornal Extra em 2021, revelou que havia preparado seu testamento, destinando parte de sua herança ao Retiro dos Artistas e à Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR).

“É um desejo da minha mãe também. Acho que é assim que tem que ser. O que eu ganhei com o teatro tem que voltar para essas causas. Essa é a missão do artista, pelo menos para mim”, declarou o ator na ocasião.

Nota de pesar: Ney Latorraca

O Ministério da Cultura (MinC) expressa profundo pesar pelo falecimento do ator e diretor Ney Latorraca, que morreu aos 80 anos na manhã desta quinta-feira (26).

Ney Latorraca nasceu em Santos, no litoral sul de São Paulo, em 25 de julho de 1944, e construiu uma trajetória de sucesso no teatro e na televisão.

Estreou como ator aos 6 anos. Aos 19 anos, passou em seu primeiro teste e participou da peça Pluft, o Fantasminha, de Maria Clara Machado. A experiência o motivou a apostar na carreira de ator, levando a se mudar para São Paulo.

Na capital paulista, foi aprovado em um teste com o diretor Plínio Marcos, no Teatro Arena, para a peça Reportagem de um Tempo Mau, escrita pelo próprio Plínio. No entanto, a peça foi censurada pelo governo militar, e os atores presos.

De volta a Santos, Ney matriculou se na Escola de Arte Dramática e atuou em diversas peças antes de ingressar na TV Tupi, onde realizou figurações e pequenos papéis.

O ator também passou pela TV Cultura e pela TV Record, onde trabalhou por cinco anos. Sua estreia na Rede Globo, em 1975, aconteceu na novela Escalada, onde alcançou reconhecimento nacional.

Ney destacou se em papéis memoráveis, como o Volpone, de Um Sonho a Mais (1985); o vampiro Vlad, de Vamp (1991); e o Barbosa, do humorístico TV Pirata (1988).

Neste momento de luto, nos solidarizamos com a família e os admiradores desse grande artista.

 

Temas

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar