CULTURA

Nestes paises, o Natal não é em 25 de dezembro

Em algumas outras culturas, a data da celebração não é a mesma praticada no Brasil

Natal copta na EtiópiaCréditos: Picpal
Escrito en CULTURA el

Enquanto a maior parte do mundo celebra o Natal no dia 25 de dezembro, algumas culturas seguem calendários diferentes ou possuem tradições únicas que deslocam essa data. Essas diferenças estão principalmente relacionadas à religião ou à adoção de calendários alternativos, como o juliano.

Nos países de tradição cristã ortodoxa, como Rússia, Sérvia e Etópia, o Natal é celebrado em 7 de janeiro.

Isso ocorre porque essas igrejas seguem o calendário juliano, que está 13 dias atrasado em relação ao gregoriano, adotado na maior parte do mundo.

Na Igreja Ortodoxa Copta, predominante no Egito e na Etópia, o Natal também é comemorado em 7 de janeiro. Nessas regiões, a data é precedida por um período de jejum rigoroso, conhecido como o Jejum da Natividade, que dura 43 dias.

Na Armênia, por exemplo, os cristãos celebram o Natal em 6 de janeiro, data que também marca a Epifania, ou seja, a manifestação de Jesus como o Filho de Deus.

Já no Japão, o Natal é uma celebração mais cultural do que religiosa. Em países de maioria islâmica, a data não é celebrada, sendo apenas uma comemoração cultural e nunca religiosa. 

No Brasil, assim como na maioria dos países ocidentais e com proximidade religiosa, a data de 25 de dezembro foi escolhida por sua associação com a Saturnália, festival pagão romano que celebrava o solstício.

Temas

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar