PREVISÃO DO TEMPO

Como vai ser o primeiro fim de semana do verão? Veja o que esperar nos próximos dias

Área de baixa pressão se formou no Sul e deve intensificar chuvas em diversas regiões do país

Chuvas fortes atingem o Sudeste.Créditos: Inmet/Reprodução
Escrito en CULTURA el

O verão começa neste sábado (21), às 6h20 no horário de Brasília, com previsão de temporais já no primeiro fim de semana em grande parte do país – um cenário que deve se repetir ao longo dos meses. A nova estação terá chuvas acima da média e temperaturas mais próximas do habitual. No primeiro dia, são esperadas fortes chuvas em regiões do Sudeste, Centro-Oeste e parte do Sul.

De acordo com a Climatempo, os maiores acumulados de chuva estão previstos para as seguintes áreas: Norte do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Sul de Goiás, Sul de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O Inmet alerta para a possibilidade de até 100 milímetros de chuva e ventos chegando a 100 km/h em grande parte dessas áreas. A frequência de corredores de umidade entre as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste deve favorecer a instabilidade atmosférica, com previsão de possíveis episódios de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) ao longo do verão.

Chuvas volumosas podem ocorrer acima da média em amplas áreas do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e partes do Nordeste. No Sul e em algumas áreas do Norte, as temperaturas devem ficar superiores à média, com alguns períodos de calor intenso.

A predominância de nebulosidade e a regularidade das chuvas devem impedir a ocorrência de ondas de calor de grande alcance no país.

Dois sistemas

Com a previsão de um verão com chuvas acima da média em várias regiões do Brasil, dois sistemas típicos dessa época devem ser responsáveis pelos grandes volumes de precipitação:

  • Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS): caracteriza-se por uma extensa faixa de nuvens que se estende do Norte ao Sudeste, mantendo o clima instável nessas áreas e resultando em grandes acumulados de chuva.
  • Zona de Convergência Intertropical (ZCIT): ocorre pelo encontro de ventos na região do Equador e é um dos principais responsáveis pela chuva nas regiões Norte e Nordeste durante o verão e o outono, conforme o Inmet. O Sudeste, Centro-Oeste, e partes do Norte e Nordeste devem registrar chuvas frequentes e volumosas ao longo de toda a estação.

*Com informações de G1.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar