LITERATURA

Um dos livros mais importantes da história tem páginas originais descobertas

A descoberta foi feita ao acaso, durante a transferência do Arquivo de Estado de cidade italiana

Dante Aligheri representado no inferno em pintura.Créditos: Alberto Martini
Escrito en CULTURA el

Dante Alighieri (1265-1321), nascido em Florença, na Itália medieval, é um dos escritores mais conhecidos da literatura do Ocidente. 

Sua maior criação, A Divina Comédia, um poema épico e alegórico que narra a jornada do próprio Dante através de três reinos (o Inferno, o Purgatório e o Paraíso), é considerada uma das obras literárias responsáveis por fundar a língua italiana moderna e expandir sua influência na literatura. 

Em La Spezia, um município da região de Ligúria, no norte da Itália, que abriga um Patrimônio Mundial da Humanidade (um conjunto de vilarejos costeiros ao longo do Mar da Ligúria, Cinque Torri), uma descoberta incrível revelou duas páginas perdidas do famoso romance de Alighieri.

A descoberta foi feita ao acaso, durante a transferência do Arquivo de Estado da cidade.

São duas páginas autênticas do Purgatório e do Paraíso, correspondentes à primeira edição da obra. 

"É um fato extraordinário", afirmou o prefeito de La Spezia, Pierluigi Peracchini, "a descoberta de um tesouro de valor inestimável". Agora, o Ministério da Cultura italiano deve definir um percurso para a exposição das páginas ao público. 


Domenico di Michelino: Dante Alighieri segurando o livro “A divina comédia”

Alighieri teve uma vida profundamente marcada por divisões políticas da Itália medieval. Na sua cidade natal, Florença, o embate entre duas facções políticas rivais, os gibelinos (ligados ao imperador) e os guelfos (ligados ao papa), causou uma ruptura que foi, posteriormente, a causa do exílio do autor.

Em 1302, ele deixou Florença após a vitória dos guelfos e sua tomada do poder. Acusado de corrupção e traição pelo grupo, do qual era inicialmente partidário, ele foi exilado e assim permaneceu pelo resto de sua vida. 

Foi durante o exílio que Alighieri percorreu diversas partes da Itália, inclusive a região de Ligúria, onde está localizada La Spezia. 

A região é mencionada diversas vezes em suas obras.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar