CULTURA

"Multiplicadores sociais": série ilumina o trabalho de institutos de impacto social no Brasil

Trabalho coloca em evidência a atuação de agentes de mudança que mobilizam redes de apoio para promover inclusão e desenvolvimento social

Dra Rosa Célia, fundadora do Pro Criança Cardíaca, à esquerda da imagem e a diretora medica do Projeto, Dra. Isabela Rangel, à direita.Créditos: Wesley Sabino/Divulgação
Escrito en CULTURA el

Um episódio exclusivo celebrou, na última semana de outubro, os dezesseis institutos retratados em oito episódios da primeira temporada da websérie Multiplicadores Sociais - realizada pela IdCultural.

Com o mote "Multiplicar o bem", a série adotou um formato colaborativo: em cada episódio, uma instituição convidada indicou outra, somando dezesseis de áreas distintas. O trabalho coloca em evidência a atuação de agentes de mudança que mobilizam redes de apoio para promover inclusão e desenvolvimento social.

Entre os líderes que dedicam suas vidas à transformação social no Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Sergipe está a trajetória da Dra. Rosa Celia, fundadora do Pro Criança Cardíaca, cuja atuação garante acesso a cuidados especializados e humanizados e impacta, há quase três décadas, a vida de crianças e adolescentes carentes com doenças cardíacas congênitas.

"É uma honra fazer parte desta visão única do trabalho árduo e do compromisso que movem esses líderes, inspirando novas gerações e incentivando a solidariedade e o engajamento em prol de um futuro mais justo", declarou Dra. Rosa Celia.

Recentemente, o Pro Criança Cardíaca também teve seu nome anunciado, pela quarta vez, na lista das Melhores ONGs de 2024, uma premiação do Instituto Doar Certificadora Social e pelo Instituto O Mundo Que Queremos. A finalidade é destacar e valorizar as organizações sem fins lucrativos que se sobressaem pela responsabilidade e eficiência em suas gestões.

Ao longo de sua trajetória, o Pro Criança já atendeu mais de 16 mil crianças e impactou 156 mil pessoas por meio de aproximadamente 120 mil atendimentos, incluindo mais de 1.800 procedimentos como cirurgias cardíacas e cateterismos. Mensalmente, são 240 crianças assistidas na sede da instituição, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, com o apoio de uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, que inclui, além de médicos, pedagogo, psicólogo, nutricionista, dentista, entre outros, e fornece medicamentos, garante excelência no tratamento e sucesso contínuo no de alta complexidade.


Parte do objetivo do Pro Criança Cardíaca é aumentar acesso à rede estruturada de tratamento cardiológico e quer cuidar não só do coração, mas da diminuição de sequelas físicas e psicológicas, apoio familiar e melhoria na saúde mental. Para mais informações sobre como ajudar a transformar vidas, acesse www.procrianca.org.br.

Assista na íntegra

 

Temas