IRON MAIDEN

Iron Maiden: vocalista fundador da banda morre na Inglaterra

Paul Di’Anno era filho de pai brasileiro, morou em São Paulo, teve dois de seus seis filhos por aqui e se dizia corintiano roxo

O cantor Paul Di'Anno.Créditos: Divulgação
Escrito en CULTURA el

O cantor Paul Di’Anno, fundador da banda Iron Maiden, morreu nesta segunda-feira (21), aos 66 anos, em sua casa, em Salisbury, na Inglaterra. A Conquest Music, produtora do artista, soltou nota com a notícia, mas não revelou a causa do falecimento.

"Em nome de sua família, a Conquest Music [selo de metal] está triste em confirmar a morte de Paul Andrews, profissionalmente conhecido como Paul Di'Anno", afirmou a gravadora independente em nota.

"Nascido em Chingford, leste de Londres, em 17 de maio de 1958, Paul ganhou destaque como vocalista da banda de heavy metal inglesa Iron Maiden entre 1978 e 1981", diz ainda a nota. "Ele cantou no álbum de estreia inovador da banda, 'Iron Maiden', e no influente álbum seguinte, 'Killers'."

Após sua breve carreira no Iron Maiden, Paul Di'Anno integrou as bandas Battlezone e Killers, além de fazer diversas gravações solo e participações especiais. Nos últimos anos, ele enfrentava vários problemas sérios de saúde. Ele chegou a fazer mais de 100 shows ao redor do mundo desde 2023em cadeira de rodas.

Era "metade brasileiro"

Paul Di'Anno foi vocalista do Iron Maiden de 1978 a 1981. Ele foi substituído por Bruce Dickinson por ser considerado muito "festeiro" e abusar de álcool e drogas. 

Ele era filho de pai brasileiro, morou em São Paulo, teve dois de seus seis filhos por aqui e se dizia corintiano roxo. 

"Sou da zona leste de Londres, como se fosse a favela de lá, e tenho simpatia pelo Corinthians. A primeira vez que vi o Corinthians jogar foi na TV, tinha o Sócrates", disse certa vez à TV Cultura.

Em 2011, ele foi preso na Inglaterra por receber benefícios do governo indevidamente. Ele havia sido condenado a passar nove meses na cadeia, mas foi solto por apresentar bom comportamento.

Paul Di'Anno teve vários problemas de saúde nos últimos anos. Em 2016, ele precisou retirar um abscesso "do tamanho de uma bola de rúgbi" do pulmão e teve que se submetera várias cirurgias nos dois joelhos após diversas quedas de moto.

O Iron Maiden custeou parte de suas cirurgias.