CINEMA E TV

Globo de Ouro: Oppenheimer e Succession são os grandes vencedores e Barbie a grande esnobada

A premiação tenta se reerguer após sucessivos escândalos de racismo e se manter como referência e termômetro do Oscar

Globo de Ouro: Oppenheimer e Succession são os grandes vencedores e Barbie a grande esnobada.Créditos: Divulgação
Escrito en CULTURA el

Aconteceu na noite deste domingo (7), em Los Angeles, a cerimônia do Globo de Ouro, organizada pela Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA), que tenta se reerguer e se manter como termômetro do Oscar após inúmeros escândalos racistas que quase levaram o prêmio à desgraça total.

O filme "Oppenheimer", que narra a história do físico que dá nome ao longa-metragem e o desenvolvimento da bomba atômica no âmbito do Projeto Manhattan, foi o grande vencedor da noite e saiu consagrado com os principais prêmios: direção para Christopher Nolan, ator para Cillian Murphy e Melhor Filme na categoria Drama.

Mas, se "Oppenheimer" confirmou o seu favoritismo, o mesmo não se pode dizer de "Barbie", que foi o grande esnobado da noite e levou o prêmio por "Melhor Canção". Além disso, o longa-metragem sobre a icônica boneca também conquistou a nova categoria criada pelo Globo de Ouro, a saber, Conquista Cinematográfica e de Bilheteria.

Na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama, a vencedora foi Lily Gladstone por "Assassinos da Lua das Flores", épico dirigido por Martin Scorsese.

O elogiado "Pobres Criaturas" venceu na categoria de Melhor Filme de Comédia ou Musical. O longa também rendeu à atriz Emma Stone, o que a torna uma das favoritas para o Oscar, assim como Cillian Murphy por "Oppenheimer".

O longa francês "Anatomia de uma Queda" também confirmou o seu favoritismo e levou para casa o prêmio de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa e Melhor Roteiro.

Na televisão

Como era de se esperar, a série "Succession", produção da HBO que narra as intrigas de uma família dona de um império midiático e que chegou ao fim em sua quarta temporada, levou os prêmios nas categorias de Melhor Série Drama, ator coadjuvante para Matthew Macfadyen, Ator para Kieran Culkin e atriz para Sarah Snook.

Quem surpreendeu na premiação foi a excelente série "Treta", que venceu nas categorias de Melhor Minissérie, Antologia ou filme para TV, Ator em Minissérie para Steven Yeun, e Atriz em Minissérie Ali Wong.

A série "O Urso" também saiu da noite consagrada e recebeu o prêmio de Melhor Série de Comédia ou Musical; Melhor Ator em Série de Comédia Ou Musical para Jeremy Allen White, Melhor atriz para Ayo Edebiri.

Quem também voltou para casa com um Globo no colo foi a atriz Elizabeth Debicki, pela sua excelente performance como Princesa Diana na temporada final de "The Crown" (Netflix). Aliás, esse foi o único prêmio que a trama da realeza levou para casa. O que faz sentido, pois, a série terminou de maneira sofrida.