FAKE NEWS

Malafaia será processado por Zeca Baleiro após uso de música em vídeo distorcido contra Lula

Refrão compartilhado por pastor bolsonarista na verdade faz críticas a Bolsonaro; "Descontextualizou totalmente", disse cantor

Silas Malafaia e Zeca Baleiro.Créditos: Reprodução/Twitter e Silvia Zamboni / Divulgação
Escrito en CULTURA el

O pastor bolsonarista Silas Malafaia publicou um vídeo manipulado no X, antigo Twitter, utilizando a música do cantor e compositor Zeca Baleiro contra o presidente Lula. O vídeo sugere que o músico e outros artistas estão se mobilizando contra o governo, quando na verdade ela foi lançada em 2021.

“Esse pastor canalha usou uma música minha, composta nos anos de pandemia [de Covid-19] e de governo Bolsonaro, para uma campanha em que vários artistas reunidos pediam o impeachment desse genocida maldito, e descontextualizou-a totalmente, postando como se fosse feita para o governo Lula”, disse Baleiro à colunista Mônica Bergamo, em entrevista à Folha de São Paulo.

O vídeo é uma manipulação do clipe original da música "Desgoverno", uma colaboração entre Zeca Baleiro e o poeta paraense Joãozinho Gomes. Na época, os artistas dirigiam uma crítica ao então presidente Jair Bolsonaro (PL). O pastor bolsonarista publicou a versão manipulada no dia 18 deste mês, com a legenda: "Artistas contra Lula? O refrão é muito interessante. Assista."

Para Zeca, é crucial que o autor da desinformação sempre seja responsabilizado. "Temos que acabar com a fábrica de fake news. Tá na hora desses canalhas serem punidos", afirma o cantor. Questionado pela Folha, Malafaia alega desconhecer a autoria da música e diz “não ter compartilhado a versão manipulada com a intenção" de prejudicar Zeca Baleiro. 

Na edição compartilhada pelo pastor, são incluídas imagens do presidente da República junto a falsas notícias, que buscam ditar negativamente o governo. O refrão da música afirma: "Um homem sem juízo e sem noção /Não pode governar esta nação". Em outra parte, a canção aborda as mortes causadas pela Covid-19 e a ausência de vacinas no país em 2021. "Morte, luto, tristeza, noite e dia/ É preciso calar a negação. Nós estamos em época sombria/ Mas no fim desse túnel há clarão".