CRÔNICA DE DOMINGO

Gêmeos diferentões já nasceram com história para contar pelo resto de suas vidas

Crônica da semana de Antonio Mello

Escrito en CULTURA el

Ezra e Ezekiel são gêmeos. Até aí nada demais. Segundo o Google, nascem 1,6 milhão de gêmeos por ano. Aí começa o problema e o porquê de eles serem diferentões.

Como classificá-los entre 1,6 milhão de gêmeos anuais, se mesmo sendo gêmeos Ezra nasceu num ano e Ezekiel em outro? São gêmeos, mas nasceram em dia, mês e ano diferentes. São ou não diferentões?

Ambos nasceram em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Ezra, às 23h48, na véspera do Ano Novo, e, quarenta minutos depois,  à 0h28 nasceu Ezequiel, já no dia 1º de janeiro de 2024.

Mas essa história, que vai dar o que falar pelo resto da vida deles, se tivesse ocorrido no Brasil perderia todo o lado insólito. Porque estamos duas horas na frente de Nova Jersey. Então, quando Ezra nasceu, às 23h48 lá, aqui já era 01h48 do dia 1º; seu irmão Ezequiel nasceria às 02h28. Seriam apenas mais dois gêmeos entre outros 51 mil gêmeos, trigêmeos e quadrigêmeos que nascem anualmente no Brasil. Coisa sem graça...

Mas eles nasceram nos Estados Unidos. E, não sei como é lá, mas aqui no Brasil, o jovem, no ano que completa 18 anos tem que se alistar no Exército. Embora gêmeos, Ezra iria se alistar em 2041 e Ezekiel somente um ano depois.

Nos catálogos de registro das burocracias de todos os lugares, embora gêmeos, estarão em blocos distantes: o dos nascidos em 2023 e o dos nascidos em 2024.

 

Nosso maior escritor, Machado de Assis, escreveu um romance sobre gêmeos, com título e inspiração bíblicas, Esaú e Jacó.

 

Na Bíblia, Rebeca ficou grávida de Isaque, e sentia que os bebês brigavam em seu ventre. Isaque apelou ao Senhor, a Bíblia não diz se para cessar com as brigas ou dizer o que estava acontecendo ali, e ouviu a resposta do Senhor: 

 

“Os filhos em seu ventre se tornarão duas nações. Desde o começo, elas serão rivais. Uma nação será mais forte que a outra, e seu filho mais velho servirá a seu filho mais novo”. 

 

O primeiro a nascer foi Esaú e o segundo, Jacó.

No romance de Machado, Esaú e Jacó são Pedro e Paulo. Opostos em tudo, acabam se apaixonando por uma mesma mulher, Flora, que não conseguia se decidir entre os dois.

E se Ezra e Ezekiel forem como Esaú e Jacó, brigando desde o ventre? Ezra nasceu primeiro porque é o mais destemido, desbravador? Ou foi empurrado por Ezekiel, um neo-bolsomíniom que o empurrou para que sentisse primeiro a barra lá de fora antes de sair?

E quem seria a Flora na vida deles?

No Brasil temos uma Flora perfeita, que se chama Elysa (até começa o nome com E, como eles). Elysa foi o primeiro bebê nascido no Brasil em 2024. Aconteceu no Rio de Janeiro. Elysa nasceu pontualmente à meia-noite. Ou zero hora. 2023 ou 2024. Esaú ou Jacó. Pedro ou Paulo. Ezra ou Ezekiel.

O que o futuro reservará aos gêmeos, que já vieram ao mundo com história pra contar?

E à múltipla Elysa, nascida ao mesmo tempo em dois anos?

E se viessem a se encontrar? 

Taí uma boa ideia para começar uma história.

Ezra e Ezekiel com seus pais

 

Leia mais postagens e crônicas de Antonio Mello aqui na Fórum e no Blog do Mello.