LITERATURA

‘Birinaites, Catiripapos e Borogodó’ chega à Bienal do Livro e mostra que crônica brasileira segue viva

O escritor e jornalista Luis Cosme Pinto lança seu segundo livro de crônicas no evento que acontece no RJ, nesta quinta (7), no Pavilhão Verde

Luis Cosme Pinto.Créditos: Arquivo pessoal
Escrito en CULTURA el

O escritor e jornalista Luis Cosme Pinto lança seu segundo livro de crônicas, Birinaites, Catiripapos e Borogodó, na Bienal do RJ nesta quinta-feira, às 6 da tarde, no estande da Máquina de Livros, no Pavilhão Verde

É um reencontro do autor com sua cidade, já que Luis Cosme é carioca de Vila Isabel.

O escritor, que vive em São Paulo, publica toda quinta-feira uma crônica inédita aqui na Fórum e também é colaborador do Estadão digital e da revista O SOL.

Birinaites, Catiripapos e Borogodó é da editora Kotter.

Em 28 crônicas, Cosme revela aventuras do cotidiano com leveza e bom humor. Fala de jornalismo, da vida no bairro em que mora e também de gente famosa, como sambistas e escritores.

São textos que levam o leitor para dentro das cenas e muitas vezes surpreendem pela emoção e lirismo.

 O livro tem conquistado bom espaço na mídia tradicional e também nas Redes Sociais. O programa Entrelinhas, da TV Cultura, e o Antena Paulista, da Globo, dedicaram reportagens especiais sobre o livro e o resgate das crônicas, um gênero literário bastante brasileiro.

O jornalista Caco Barcellos, que assina a quarta capa, define Luis Cosme como um "andarilho da escrita", já que o autor relembra os tempos de repórter, ao buscar seus personagens e histórias nas ruas de São  Paulo e Rio de Janeiro.

O interesse pelas crônicas do Cosme chegou também à Europa.

Em 17 de outubro, o livro será lançado em Lisboa, capital portuguesa.