FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO

VÍDEO - Johnny Hooker pede ajuda a Xamã e Duda Beat após ter show cancelado por prefeito

Prefeitura de Boa Vista cancelou a apresentação de Johnny Hooker no Mormaço Cultural após campanha feita pela extrema direita

O cantor Johnny Hooker.Créditos: /Reprodução/Instagram
Escrito en CULTURA el

O prefeito de Boa Vista (RR), Arthur Henrique (MDB), decidiu cancelar o show de Johnny Hooker no Mormaço Cultural, festival de artes integradas que será realizado entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro na capital roraimense. 

O artista LGBT se apresentaria no próximo sábado (30), mas foi vetado pelo prefeito, que atendeu a pedidos de fundamentalistas religiosos e parlamentares de extrema direita que protestaram contra o show. Os cantores e cantoras que se apresentarão no evento foram escolhidos a partir de consulta feita pela prefeitura com o próprio público, mas um trecho de um discurso feito por Johnny Hooker há 5 anos foi tirado de contexto para motivar o cancelamento de sua apresentação. 

"Eu quero pedir desculpas, respeito é algo que eu não abro mão, todos sabem dos meus princípios e dos meus valores, e como prefeito sempre vou fazer o melhor pelas pessoas e pela cidade de Boa Vista. De imediato, iniciamos as tratativas jurídicas e a meu pedido, a Fetec [Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura] cancelou essa atração do festival", anunciou o prefeito em vídeo divulgado através das redes sociais. 

Ao comunicar o veto a Johnny Hooker, Arthur Henrique citou "manifestações públicas" contra uma fala feita pelo artista em julho de 2018, no Festival de Inverno de Garanhuns. Naquela ocasião, Hooker protestou contra a tentativa da prefeitura da cidade pernambucana de proibir a exibição da peça “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, estrelada pela atriz trans Renata Carvalho, que interpretou Jesus Cristo como uma mulher transexual. 

“Eu estou aqui hoje pra dizer pra vocês que Jesus é travesti, sim, Jesus é transexual, sim, Jesus é bicha, sim", disse Johnny Hooker no início do show em questão. 

Johnny Hooker se manifesta 

Em vídeo divulgado através do Instagram, Johnny Hooker protestou contra a decisão do prefeito de cancelar seu show. Ele se disse "consternado" com o veto. 

"MAIS UMA VITÓRIA DA HOMOFOBIA E DA LGBTFOBIA NO BRASIL! Acabo de saber que meu show em Boa Vista Roraima que estava previsto para este sábado foi ARBITRARIAMENTE cancelado pelo prefeito @arthurhenriquerr por motivo de homofobia e intolerância com a diversidade depois que um corte de uma fala minha tirada de contexto foi espalhada por extremistas religiosos nas redes sociais. Cabe ressaltar aqui que esse assunto já foi extinto pela justiça brasileira com ganho de causa a mim. ou seja vivem de requentar polemicas atacando a comunidade LGBTQIA+", escreveu o cantor na legenda do vídeo. 

Johnny Hooker, além de informar que está estudando medidas jurídicas contra a prefeitura de Boa Vista, ainda convocou outros artistas que tocarão no festival, como Xamã, Vanessa da Mata e Duda Beat, a se pronunciarem sobre o caso. 

Confira: