O Frevo, a dança folclórica que faz parte da rica diversidade cultural brasileira, é celebrado no dia 14 de setembro.
Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Frevo é a dança mais tradicional de Pernambuco.
Te podría interesar
Entenda as origens dessa expressão artística
De acordo do historiador Luiz Vinícius, o Frevo foi citado pela imprensa pela primeira vez no dia 9 de fevereiro de 1907, no “Jornal Pequeno”, periódico de Recife, cidade que é o berço desta manifestação cultural.
A dança é uma das principais tradições em carnavais de rua e representa uma das expressões artísticas mais reconhecidas no Nordeste brasileiro. Os movimentos singulares e as vestimentas únicas fazem com que o Frevo seja identificado facilmente.
Te podría interesar
A origem da nomenclatura da dança vem de uma variação da palavra “ferver”, pois o Frevo é categorizado por passos muito frenéticos e contagiantes. Ele teve início após uma rivalidade entre bandas militares e pessoas escravizadas que haviam sido libertas, no século XIX.
O contexto social da época também explica a mistura dos elementos de capoeira e maxixe, típicos da cultura afro-brasileira, e da polca, dança popular da República Tcheca, que fica na região da Boêmia.
Por tratar-se de uma “marchinha rápida”, é muito comum que a maioria das músicas contenham apenas instrumentos musicais. Mesmo assim, ainda existem músicas cantadas e não há apenas um tipo de Frevo.
Outra característica muito marcante da identidade do Frevo são as roupas utilizadas pelos dançarinos: camisetas, saias e bermudas curtas e muito coloridas, acompanhadas de um pequeno ‘guarda-chuva’ de cores combinando.
Os três tipos de Frevo existentes são:
- Frevo de Rua – é o Frevo dançado com músicas que contenham apenas instrumentos musicais;
- Frevo-canção – esse Frevo é característico por possuir um ritmo mais lento que os demais;
- Frevo de bloco– essa dança é comumente executada em marchinhas de carnaval, pois a canção que a acompanha é cantada.